Acabe com as olheiras em fotos, usando o PhotoshopÉ preciso ter facilidade em manusear o mouse e cuidado para que a correção virtual não deixe a pessoa sem expressão. Aprenda o passo a passo

Clecius Campos
Subeditor
9/12/2011

Olheiras incomodam as mulheres e costumam ser difíceis de serem tratadas ou disfarçadas com a maquiagem. Com a ajuda da tecnologia, é possível removê-las de fotografias, usando o Photoshop. Na galeria abaixo, um passo a passo ensina como acabar com o problema. É preciso ter facilidade em manusear o mouse e cuidado para que a correção virtual não deixe a pessoa sem expressão. A versão utilizada para os retoques foi a CS3.

Abra a imagem e comece selecionando a área escura em volta dos olhos, com a polygonal lasso tool (ferramenta laço poligonal).

Clique na aba Select (Seleção) e escolha a opção Feather (Difusão). A intenção é suavizar o traço da seleção.

Na janela Feather Selection (Difundir Seleção), regule a difusão conforme o tamanho da área selecionada. Quanto maior o número de pixels, mais suave será a borda da seleção. Neste caso, usamos a graduação de cinco pixels.

Com a seleção já suavizada, vamos iniciar o clareamento da área escura. Clique na aba Image (Imagem), em Adjustments (Ajustes) e em Shadow/Highlight (Sombra/Realce).

Quando a janela abrir, ajuste a intensidade (amount) tanto das sombras (shadows) quanto dos realces (highlights), até que a cor fique próxima do tom da pele. Cuidado para não clarear demais e a foto ficar com um efeito artificial.

Remova a seleção, clicando na aba Select e em Deselect (Cancelar Seleção).

No caso da foto escolhida, ainda será preciso fazer um ajuste em uma área que continuou escura, logo abaixo dos olhos. Para corrigir, utilize mais uma vez a polygonal lasso tool, para selecionar a área.

Para suavizar o contorno da seleção, proceda como da primeira vez.

O contorno ficará arredondado.

Com a eyedropper tool (ferramenta conta-gotas), escolha uma cor, usando o tom de pele. Vamos utilizá-la para cobrir a área escura.

Selecione a brush tool (ferramenta pincel) e mude a opacidade (opacity) para 20%. Dessa forma, o traço fica mais suave.

Passe o pincel sobre a parte escura, acompanhando o formato da mancha. Será necessário colorir mais de uma vez, já que a opacidade foi alterada. Tome cuidado para deixar algumas marcas, assim, a expressão do rosto é mantida.

Proceda da mesma forma do outro lado.

Depois, é só remover a seleção, usando Select e depois Deselect.

As olheiras foram removidas.

Veja a diferença

« »

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.