O Caderno

Por

Conhe?a o caderno de Turismo ACESSA.com Hist?ria, arquitetura, belezas naturais e costumes do povo mineiro reunidos em um s? canal de informa?es que valoriza as riquezas da terra



Viajar pelas montanhas de Minas, conhecendo um pouco da hist?ria, arquitetura, belezas naturais e costumes do povo mineiro. Esta ? a viagem que a ACESSA.com prop?e ? voc?, internauta, inagurando um caderno de Turismo voltado para a divulga??o de roteiros regionais.

Navegando pelo caderno, voc? poder? conhecer roteiros de relev?ncia para Juiz de Fora e regi?o, atrav?s de galerias de fotos, v?deo-reportagens e pap?is de parede. O nosso objetivo ? explorar cada vez mais os recursos disponibilizados pela internet, agregando texto, imagens e som, em um s? canal.

Al?m da pouca divulga??o dos pontos tur?sticos da Zona da Mata Mineira e vertentes, o que mais nos chamou a aten??o para a cria??o do caderno TURISMO ACESSA.com foi a car?ncia de conte?do jornal?stico voltado para a regi?o. Percebemos que em meio aos 154 munic?pios que comp?em a Zona da Mata Mineira, poucos deles possuem um site dedicado ? cidade e suas potencialidades tur?sticas.

Historicamente, as localidades pr?ximas ? Juiz de Fora tiveram forte participa??o no Ciclo do Caf? e do Ouro, possuindo um vasto arquivo cultural e arquitet?nico. As antigas fazendas de caf?, as igrejas coloniais, a presen?a de imigrantes italianos, alem?es, portugueses e africanos transformaram a regi?o em um n?cleo rico de tradi?es e costumes.

Nas pequenas cidades e vilarejos, ? poss?vel encontrar fam?lias que sobrevivem da agricultura e pecu?ria, retomando ao Brasil rural predominante da d?cada de 40. Vale destacar tamb?m a t?pica cozinha mineira, que inspira a culin?ria em todo o pa?s. Al?m do artesanato que ? apreciado por visitantes e amantes da produ??o caseira.

As caracter?sticas naturais da Zona da Mata Mineira tamb?m representam outro ponto relevante para o turismo. Em meio ?s in?meras montanhas que cortam a regi?o, s?o encontradas nascentes que levam a cachoeiras, rios e seus subafluentes, requisitos que otimizam o chamado ecoturismo.

Por esses in?meros motivos, embarque com a equipe ACESSA.com nesta viagem e sugira roteiros, reportagens e envie suas hist?rias para gente!

Conhe?a cada link do caderno
O caderno de Turismo ? dividido em cinco links subdivididos, no total, em 14 se?es.



Contatos para envio de not?cias:
Editora geral: Ludmila Gusman
Jornalista respons?vel pelo caderno Turismo: Renata Cristina