Junia Bretas Junia Bretas 2/04/2015

Dicas de como passar em concurso público

A primeira e maior habilidade a ser aprendida é a de lidar muito bem com a ÚNICA pessoa capaz de mudar sua vida: VOCÊ.
Junia Bretas

pnlComo aprender a lidar consigo mesmo e assim alcançar todas as nossas Metas, dentre elas a tão sonhada APROVAÇÃO EM UM CONCURSO PÚBLICO?

Buscando o que eu chamo de EDUCAÇÃO EMOCIONAL. Durante toda a nossa vida escolar aprendemos biologia, matemática, história; depois na faculdade aprendemos matérias específicas de acordo com o curso escolhido: Direito, Letras ou Jornalismo, assim vamos aprendendo sobre o mundo que nos cerca, sobre a história do país em que vivemos, sobre o corpo humano, administração de empresas e NUNCA aprendemos efetivamente a lidar com a única pessoa capaz de transformar nossa vida de verdade: nós mesmos.

Não aprendemos nem na escola, nem na faculdade ou nem mesmo em casa a lidar com as nossas angústias, com os nossos medos, nossos dilemas e corações partidos e assim vamos vivendo "aos trancos e barrancos" sem saber lidar com as nossas emoções. Nos tornamos verdadeiros reféns emocionais, sem saber que É POSSÍVEL TER UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA, SATISFATÓRIA E LEVE, mesmo diante de tantos desafios na vida pessoal e profissional.

Para aprender a lidar consigo mesmo e se autogerir de maneira eficiente é essencial se educar emocionalmente: através da "biblioterapia" (leitura de livros sobre o tema), cursos, especializações e palestras cujo objetivo é fornecer teoria e prática para que possamos nos tornar excelentes em qualquer aspecto. Falo muito sobre tudo isso nos meus Treinamentos e Palestras.

De que adianta se tornar um especialista em vendas, negócios, finanças ou gestão de pessoas, se um dia você acordar deprimido e não conseguir se levantar da cama? Ou se a ansiedade for tão intensa a ponto de desencadear em seu organismo uma gastrite ou enxaquecas incapacitantes? Ou se o medo de falar em público, ou melhor, o medo de "falhar em público" for capaz de lhe paralisar, de lhe fazer recuar diante da Prova Oral do Concurso dos seus sonhos ou da tarefa de apresentar seu produto ou vender uma ideia para seus clientes? A resposta é: Não adianta NADA.

Por tal motivo, a capacidade de se conhecer e se autogerir com eficiência é a melhor e mais urgente de todas. Quando estamos bem, em paz, com as emoções equilibradas, com a saúde mental e física em harmonia, somos capazes de lidar com as adversidades da vida de forma mais saudável e produtiva. Sem contar que o grau de felicidade e satisfação aumenta imensamente. Assim você se torna capaz de estudar melhor, trabalhar melhor... Viver com mais qualidade.

Uma ferramenta capaz de nos ajudar intensamente nessa busca pela autogestão eficiente e na obtenção das nossas Metas é a Programação Neurolinguística (PNL).

Descobri a PNL quando estava terminando meu Curso de Direito e precisava passar em um Concurso Público no qual havia apenas 1 vaga disponível. Nunca havia passado em primeiro lugar em nada na vida, fui a última excedente a entrar na turma de 2004 do Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), portanto, decidi buscar ferramentas que me proporcionassem a coragem, a autoconfiança e motivação necessárias para que eu me inscrevesse no supracitado concurso.

Estudar e aplicar a PNL em minha vida me ajudou a passar em primeiro lugar pela primeira vez na vida em um Concurso Público e a me tornar um ser humano melhor em aspectos extremamente relevantes. Desde então decidi que falaria sobre essa ferramenta tão eficaz para o maior número de pessoas possível e é isso que venho fazendo em minhas Palestras e Treinamentos por todo Brasil desde que me tornei Trainer e Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela SUPERARE (Empresa internacionalmente reconhecida com sede em Juiz de Fora, MG).

Afinal o que é PNL? A Programação Neurolinguística é o Estudo da Excelência Humana, estudo este derivado da modelagem realizada por John Grinder e Richard Bandler de pessoas altamente eficazes que conseguiram resultados excepcionais em suas diversas áreas de atuação.

O Termo:
PROGRAMAÇÃO = é a instalação de um plano ou procedimento;
NEURO = se refere ao cérebro;
LINGUÍSTICA = se refere à linguagem (verbal e não verbal)

A PNL é o estudo de como a nossa linguagem pode programar e reprogramar nosso sistema nervoso, uma verdadeira e eficiente "receita" para que o ser humano se torne excelente no aspecto pessoal e também profissional.

Imagine que você queira fazer o melhor, o mais saboroso bolo de chocolate do mundo. Você tem duas alternativas: a primeira é ir para cozinha e sozinho, no ensaio e erro tentar fazer o melhor bolo, uma hora experimenta um ingrediente, uma forma de preparo depois vai variando e adaptando até chegar ao seu ideal de melhor bolo do mundo. Essa alternativa vai demandar muito tempo, é sacrificante e arriscada, não necessariamente você atingirá seu objetivo, ou pode demorar muito para conseguir. A segunda alternativa é pensar: quem na sua opinião faz o melhor bolo de chocolate do mundo? E então pedir a RECEITA. Em pouquíssimo tempo, sem sacrifícios, você logo estará saboreando o melhor bolo do mundo.

Com a Excelência Humana também é assim, você pode tentar obtê-la recorrendo a várias áreas do conhecimento. No ensaio e erro vai buscando se tornar excelente em sua vida amorosa, profissional, familiar, acadêmica, a cada dia aprendendo uma nova teoria ou tentando implementar uma nova técnica e assim você perde seu tempo e pior: sua motivação no decorrer do processo. A alternativa mais rápida, segura e prazerosa é buscar a RECEITA DA EXCELÊNCIA HUMANA que a Programação Neurolinguística consegue apresentar de forma tão mágica e assustadoramente eficiente.

Todos os Cursos, Treinamentos, Palestras e Seminários que apresento possuem esse nome: VIVA A PNL!!! Trazendo mesmo esse duplo sentido do termo "VIVA": Viva a PNL em sua vida, isto é, a implemente em sua rotina e no sentido de celebração: VIVA!!!!!!! A PNL existe e está aí para nos ajudar a ter mais qualidade de vida e de trabalho.

Não é uma questão de precisar aprender PNL, precisar ninguém precisa fazer nada, você pode sim continuar levando uma vida mediana, um dia acorda bem, no outro nem tanto, sempre à mercê das circunstâncias e das pessoas para saber se estará de bom ou mau humor, aos trancos e barrancos vai levando a vida... Ou você pode escolher aprender ferramentas para ter uma vida plena, leve e bem sucedida em todos os setores. PRECISAR NINGUÉM PRECISA, MAS QUE TODO MUNDO MERECE APRENDER PNL, AH MERECE!

Contem comigo nesta Jornada!


Junia Bretas é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); servidora do Ministério Público de MG; Advanced Trainer e Master Practioner em PNL; considerada um das melhores Palestrantes do Brasil pela Ourives TeD do Rio Grande do Sul; escritora do livro Liderança Estratégica (Ed. Leader SP). Para saber mais clique aqui

ACESSA.com - Dicas de como passar em concurso p?blico