N?o existe idade para come?ar a malhar Os exerc?cios f?sicos fazem bem para o corpo e para a mente

Priscila Magalh?es
Rep?rter
20/10/07

No primeiro dia em que colocou os p?s em uma academia de gin?stica, Ivete Ferreira ficou assustada. Mas n?o ? para menos. Quando ela come?ou a fazer exerc?cios f?sicos tinha 55 anos de idade. "Achei muito estranho ir para a academia, afinal eu n?o era acostumada com isso. Na minha ?poca n?o era comum. Comecei por insist?ncia da minha filha, que sempre gostou e me convidava, ent?o resolvi experimentar por uma semana. Se gostasse, continuaria. Estou aqui at? hoje", diz.

O segundo dia j? n?o foi t?o assustador, no terceiro decidiu n?o parar mais e no quarto levou o marido junto com ela. Hoje, sete anos depois, Ivete (62) e Franklin Ferreira (69) ainda passam cerca de tr?s horas por dia em uma academia de gin?stica. "Agrade?o ? minha filha pela insist?ncia. Se n?o fossem os exerc?cios n?s j? ter?amos tido alguma doen?a mais s?ria e at? depress?o. Eu n?o trabalhava e Franklin j? estava aposentado. Minha filha notou que eu estava muito triste", lembra Ivete.

Quando chegou pela primeira vez ? academia, Franklin n?o se assustou, mas percebeu que seu preparo f?sico era zero. "No dia que comecei quase ca?a para andar quatro quil?metros na esteira e hoje ? muito tranq?ilo. Quando se ? sedent?rio, n?o temos no??o do nosso preparo f?sico. Exerc?cio faz bem em qualquer idade", diz Franklin. E Ivete completa. "Aconselharia todas as pessoas a fazerem".

Foto do casal Ivete e Franklim O casal utiliza todos os aparelhos da academia alternadamente. O que eles mais gostam de fazer ? a muscula??o. Ela tamb?m faz os exerc?cios aer?bicos, mas ele n?o. "Eu caminho todas as manh?s na rua. N?o gosto da esteira, acho muito mon?tono, mas sem a muscula??o n?o consigo ficar", diz Franklin.

"? um verdadeiro v?cio. Adoro levantar peso. A muscula??o me d? muito prazer e me faz um bem enorme, sem contar a energia boa que tem aqui. ? um lugar onde n?o tem doen?a, rem?dio, s? alimenta??o saud?vel", ressalta Ivete. Depois de anos de treinamento, ela levanta 200 quilos nas pernas e 25 em cada bra?o. Ele tamb?m levanta 200 quilos nas pernas e cerca de 35 em cada bra?o.

O que melhorou com a malha??o

Foto do casal Ivete e Franklim Hoje Ivete pesa 58 quilos. Depois que come?ou malhar sentiu os bra?os mais fortes e uma melhoria incr?vel na postura. "Adoro salto alto, mas sempre tive muito medo de usar. Agora tenho uma facilidade incr?vel e ando com mais facilidade do que quando tinha 18 anos. Isso, porque a musculatura da minha perna est? muito mais forte".

Ela ainda diz que ? muito vaidosa e n?o decidiu ficar na academia s? por causa da sa?de. "Tamb?m quis ficar por causa da minha vaidade. Adoro colocar uma roupa, me olhar no espelho e me sentir bem com ela. Quando fico sem malhar sinto dores no corpo e fico triste tamb?m. Fa?o alongamentos, aquecimento, muscula??o, aer?bica e alongamento de novo todos os dias", diz.

J? Franklin, que pesa 78 quilos, sentiu que a postura foi a melhora mais significativa ap?s o in?cio dos treinos. "As dores que eu tinha na coluna desapareceram. E por eu estar me sentindo fisicamente bem, minha mente tamb?m fica. O corpo reflete na mente. Sinto muita falta da academia quando preciso passar alguns dias fora, mas tento continuar com as caminhadas quando vou para ? praia", diz.

Cuidados com a alimenta??o

Para o casal, n?o basta somente ir ? academia e fazer gin?stica. Eles tamb?m t?m um cuidado especial com a alimenta??o. Franklin ? um pouco menos cuidadoso que Ivete, mas depois passou a levar a atividade f?sica a s?rio, tamb?m passou a se alimentar melhor.

"Minha alimenta??o deixava a desejar. Comia muita gordura e muito doce at? que passei a comer mais frutas e legumes. Mas n?o dispenso um doce de vez em quando e nem a carne todos os dias. A Ivete, n?o. Ela sempre comeu verduras, legumes e muita fruta. Al?m disso, n?o usa a?car nenhum e nem frituras. Come pouca carne, mas n?o dispensa uma picanha, mas s? quando tem churrasco", entrega o marido.

O professor de Educa??o F?sica, Creso Arruda, diz que n?o existe idade para come?ar a fazer exerc?cios. "Quanto mais idade, mais ? importante ter algum tipo de atividade f?sica. O que existe s?o as limita?es de cada pessoa, como problemas card?acos e press?o alta. Mas estas s?o limita?es que qualquer pessoa pode ter, independente da idade. Nestes casos, temos que dosar os exerc?cios para n?o fazer mal", explica.