Psiqu? -

Por



Artigo
Agressividade - Viol?ncia - Dinamismo

::: 29/08/2006

Pelo que temos lido, de v?rios autores e observado na vida animal incluindo o homem, a agressividade ? um instinto inato, e saber canaliz?-la para objetivos construtivos ? uma das chaves do sucesso. J? a agressividade reprimida ? perigosa, pois ser? remetida para al?m dos nossos dominios no inconciente.

A agressividade reprimida ? comparada a uma panela de press?o sem v?lvula de escape, totalmente fechada, que fatalmente vir? a explodir nos ditos momentos mais impensados. Agressividade vem do verbo agredir podendo significar investir, provocar, desafiar, competir e at? mesmo dinamizar ou simplesmente agir, ? um instinto natural de preserva??o. Necessariamente n?o ? destrutivo.

J? a viol?ncia, ou atos ditos violentos, s?o vestes da agressividade aflorada, pouco recomendada. Viol?ncia deriva do verbo violar e implica coa??o constragimento f?sico ou moral, estupro. ? o uso da for?a bruta, sempre destrutiva e ligada ? alguma forma de patologia.

Dinamismo ? derivada da palavra din?mico, energia, ramo da mec?nica que trata do movimento dos corpos sobre influ?ncia de for?as. E d?namo (eletr?n) nome simplificado da m?quina dinamoel?trica, gerador que transforma a energia mec?nica em eletrica.

A psicologia moderna diz que devemos ? agressividade sabiamente conduzida, as sinfonia de Beethoven, os dramas de Shakespeare e as pinturas de Michelangelo, entre outros. Todos eles s?o exemplos de personalidades agressivas. Costumo dizer que a gressividade bem conduzida ? como um m?dico que salva com seu dinamismo na hora certa, cortando o paciente sem estar anestesiado, ou seja a sangue frio.

Lembrando os obreiros da ?ltima hora podendo at? ser faxineiros, que n?o esperam o pedido de ajuda, atuando como d?namos unindo sua for?a f?sica ? energia vital para ajudar o seu pr?ximo a tempo e a hora. Voc? j? pensou no seu grau de agressividade? Est? construindo ou destruindo? E o seu dinamismo? Voc? esta sendo um d?namo que atua na hora certa? Ou seu excesso de alto-prote??o te impede?

E a viol?ncia hein? Esta gritando e destruindo, ou falando baixinho e destruindo da mesma forma? Ser? que estou instigando o outro para me violentar, e no final me passo por v?tima? Ou calando diante da viol?ncia, seja ela qual for pelo medo que me foi colocado de me expor? S?o outros questionamentos da Psicologia Moderna.

Est?o a? tamb?m os autoboicotes, autoconceitos negativos, autopuni??o lenta, progressiva e fatal. Sempre penso que se eu deixar o port?o aberto para entrarem no meu jardim e permitir que roubem minhas flores e minha lua, e eu n?o falar nada, estarei permitindo que roubem os meus sonhos e minha l?ngua, nesta hora j? n?o poderei falar mais nada.

Pensarei que necessito da minha agressividade e do meu dinamismo para sobreviver a este mundo, colocando limites necess?rios ao meu redor. Como tamb?m preciso inibir meu excesso de agressividade que me leva ? viol?ncia, com o riso solto de alegria, entusiasmo, amizades sinceras e o amor ? claro!

Achar o equil?brio entre os tr?s mecanismos ? tudo. Se voc? descobrir a formula nos avise. Enquanto isto vamos usando nossas reformas ?ntimas da forma que conseguirmos. S? por hoje.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.