Entenda a diferença da internet a Rádio, Fibra Óptica e Par Metálico   

Jorge Júnior
Editor
8/12/2018

A internet está cada vez mais presente em nossas vidas. No ambiente de trabalho ou em casa, a tecnologia vem proporcionando mudanças. Nessa era digital, em que estamos imersos em uma tela de algumas polegadas, é preciso entender o que está por trás de uma conexão. Pensando nisso, o Portal ACESSA.com vai explicar as diferenças entre internet a Rádio, Fibra Óptica e Par Metálico.

Internet a Rádio

A conexão de internet via rádio funciona sem nenhum tipo de fio chegando à sua casa ou escritório e com baixo custo. Segundo o gerente do suporte técnico do Provedor ACESSA.com, Rodrigo Toledo, “ela se propaga através de repetições de sinais que são realizadas por diversas antenas posicionadas em lugares estratégicos”.

Com isso, o acesso consegue chegar em bairros onde não têm fibra óptica e em zonas rurais. "O rádio também é muito utilizado para transmissão de eventos e palestras, que necessitam de uma estrutura montada com rapidez. Em lugares sem estrutura para cabeamento, também é possível instalar com mais facilidade. Então, se o serviço for feito da forma adequada, não será preciso fazer manutenção constante”, destaca.

Portanto, antes de contratar o serviço, o cliente deve estar atento: "para que seja possível uma conexão, os locais nos quais as antenas estão instaladas precisam 'se enxergar' de certa forma – não havendo barreiras, como construções ou prédios – à torre de transmissão”, diz. Ainda segundo Toledo, "os principais problemas que vemos hoje estão relacionados à descargas elétricas e queima de equipamentos”. A opinião é compartilhada com a do diretor técnico do Provedor ACESSA.com, Sérgio Faria. “Com o elevado número de redes similares atuando na mesma região, e no mesmo espectro de frequência, o serviço pode sofrer interferência”, explica.

Conforme Toledo, apesar de o rádio estar mais propenso a sofrer interferências, o avanço da tecnologia tem minimizado esse problema, garantindo a qualidade do serviço e possibilitando velocidades próximas a da fibra óptica.

Vantagens

Custo-benefício, porque costuma ser um meio acessível, com ótima qualidade e boa velocidade;

Instalação muito mais fácil e simples;

Rapidez na manutenção;

As antenas de rádio permitem que o sinal chegue onde outras tecnologias dependeriam de maior estrutura, como áreas rurais;

Conexão simétrica

Desvantagens

Interferência;

Dependendo da distância, podem ocorrer limitações de alcance e de velocidade

Fibra Óptica

O diferencial dessa tecnologia é que ela consegue transmitir o sinal por meio de reflexões de raio laser pelo cabo, o que favorece sua capacidade transmissora. Esse tipo de conexão funciona como os cabos convencionais, só que para garantir a excelência em todo o processo, o sinal é transformado em luz por meio de conversores integrados, com várias camadas de materiais isolantes, plásticos e refletores que garantem que o fio tenha a máxima proteção contra as interferências.

De acordo o gerente do Provedor ACESSA.com, “a conexão de internet via fibra óptica permite trabalhar com distâncias mais longas e menos sujeitas a interferências". Entretanto, o custo da instalação é bem maior e requer uma mão de obra especializada”. Atualmente, os modelos mais utilizados pelos provedores de internet são FTTH e FTTC:

O FTTH (fibra até a casa) é uma tecnologia feita de forma direta entre o provedor de internet e o usuário. “Esse  formato permite velocidades mais altas, podendo transmitir grandes pacotes de dados em pouquíssimos segundos”.

Já o modelo FTTC (fibra até ao ponto de concentração) a conexão é feita entre o provedor e um dispositivo instalado no poste. Dessa forma, o equipamento que estaria na casa do usuário fica na rua e é utilizado para entregar internet para demais usuários, de uma única vez. “Neste modelo, a conexão até o local do cliente é feita através de um switch, que possui limitação de largura de banda, deixando tanto a velocidade quanto a capacidade da banda larga reduzidas, uma vez que é compartilhada com outras pessoas”. Entretanto, assim como o uso, o custo de instalação também é dividido e torna essa opção mais econômica.

Uma desvantagem da fibra em comparação ao acesso via rádio, é o tempo de reparo na rede; além dos custos mais elevados na elaboração de projetos. "A fibra também tem suas limitações. Se existir um número grande de clientes ligados a mesma fibra pode acontecer uma perda no desempenho.  Antes de contratar um serviço, o usuário deve ter cautela com as ofertas das operadoras que prometem velocidades altíssimas, mas em sua maioria não consegue cumprir”. Além disso, os equipamentos também precisam ser de ponta para não prejudicar a qualidade do serviço prestado.

Vantagens

Menos incidência de interferências eletromagnéticas;

A altíssima velocidade que a conexão apresenta;

Conexão simétrica

Desvantagens

Custo mais elevado;

Demora na manutenção

Par Metálico

O Par metálico tem como tecnologia mais populares a ADSL e o Cabo Coaxial.

ADSL

A tecnologia ADSL funciona a partir de uma linha telefônica, sem ocupar a rede, não sendo preciso montar uma nova estrutura. Com isso, o usuário pode navegar ao mesmo tempo em que conversa (ao contrário da internet discada). Para evitar a interferência de uma com a outra, normalmente é utilizado um filtro de linha.

O significado de ADSL é Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. Uma característica desse modelo é que a velocidade de download é maior que a de upload. “Dependendo da tecnologia, a ADSL tem limitação de velocidade. Apesar de o investimento ser barato, a maior parte da rede telefônica ainda é antiga, o que pode prejudicar a velocidade final do cliente. Além disso, como a rede fica exposta, pode ocasionar a oxidação dos cabos, que também prejudica o desempenho da conexão".

Segundo o gerente, atualmente, a ADSL tem a menor velocidade do mercado. "Existe uma limitação tanto de velocidade, quanto da distância, por isso a ADSL tem que ter várias centrais para dividir a conexão, já que não consegue atingir grandes áreas".

Vantagens

A largura da banda varia muito pouco, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico;

Não ocupa a linha telefônica;

Não precisa montar uma nova estrutura

Desvantagens

Baixa velocidade

Rede antiga

Demora na manutenção

Conexão assimétrica

Cabo Coaxial

A internet a cabo é chamada dessa maneira devido ao cabo coaxial - utilizado para transferir os dados da operadora, através de postes até o local da instalação. Esse cabo é o mesmo utilizado para fornecer os canais da TV por assinatura. A velocidade permitida pelo cabo coaxial é muito inferior à fibra. Como a ADSL, ele também é suscetível a ter interferências e danos ao próprio cabo.