• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Como colocar arquivos na nuvem?

    Nome do Colunista Marcos Dalamura 16/03/2019

    Caros leitores do Portal Acessa.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal Acessa.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

    Como colocar arquivos na nuvem?

    Atualmente existem vários repositórios de arquivos disponíveis na nuvem (Internet). Este é um dos serviços disponibilizados pela Cloud Computing (Computação nas Nuvens). Um dos mais usados atualmente é o Google Drive.

    O Google Drive é uma das principais ferramentas para guardar arquivos na nuvem. Ele disponibiliza gratuitamente 15GB de armazenamento total (este espaço é compartilhado com a sua conta Google: Gmail, Google Fotos, Google sites, etc), podendo expandir para até 30TB no plano pago. O espaço cedido gratuitamente é mais que suficiente, a não ser que você tenha arquivos muito grandes para armazenar e utilize a plataforma para um uso profissional específico.

    Outro serviço bastante utilizado para armazenamento nas nuvens é o Dropbox. Ele é um dos serviços mais simples e eficientes quando o assunto é sincronização de arquivos entre dispositivos diferentes, sejam eles computadores de mesa, notebooks, tablets ou smartphones. Por meio do Dropbox você armazena arquivos numa espécie de “caixa mágica” que pode ser acessada de qualquer lugar, de qualquer sistema operacional e de praticamente qualquer equipamento que acesse a internet. Além disso, quando você instala o Dropbox no computador, ele cria uma pasta específica, igual a todas as outras do sistema, na qual é preciso apenas arrastar arquivos para sincronizar e compartilhar. Assim você tem “nas nuvens” documentos e informações que precisa usar sempre ou então que quer compartilhar com outros usuários. O Dropbox disponibiliza 2 GB de espaço gratuitamente, podendo este espaço chegar a até 18 GB (+500 MB por cada indicação).

    O Windows OneDrive é o serviço online da Microsoft para armazenar arquivos. Ele funciona integrado ao Windows e é necessário possuir uma conta para acessar (que é a mesma do seu Hotmail, por exemplo). O Windows OneDrive disponibiliza gratuitamente 5 GB para você armazenar os seus arquivos online na nuvem. Assim como os demais, o OneDrive possui um aplicativo para tablets e smartphones no qual é possível realizar a maior parte das tarefas presentes na versão WEB. Nos computadores / notebooks com o Sistema Operacional Windows, o OneDrive possui uma integração com o "Windows Explorer", que sincroniza os arquivos salvos na pasta local (Onedrive) com o armazenamento na nuvem e oferece a possibilidade de utilizar os arquivos da nuvem diretamente no Windows Explorer.

    Quais os riscos da nuvem?

    Antes de enviar seus arquivos para um serviço na nuvem, é preciso ter ciência de alguns riscos. Um risco presente em todos eles é o de invasão: como seus arquivos estão na nuvem, um invasor só precisa de seu login e da sua senha para baixar todos os seus arquivos. Isso é mais conveniente para um hacker do que transferir arquivos diretamente do seu computador para o dele.   

    Portanto, se você pretende acessar a sua "nuvem" de computadores públicos, esqueça. Acessar a nuvem particular de dispositivos que não são seus é arriscado demais.   

    Outro risco, mais específico do uso de serviços grátis, é o de mudanças nas regras e condições do serviço ou até mesmo o cancelamento do serviço. A Microsoft, por exemplo, tentou reduzir o espaço oferecido no OneDrive, mas a revolta dos usuários fez com que a regra só valesse para contas novas. Em serviços menos conhecidos, a chance de a regra simplesmente mudar é maior. Um exemplo é o Ozibox. Este serviço sumiu do mapa. A empresa oferecia 100 GB de espaço grátis e atualmente não há mais nem o site no ar.

    Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.

    Marcos Vinícius Celeste Dalamura
    é mineiro, casado, graduado no Curso Superior de Ciências - Licenciatura Plena em Matemática e no Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ambos pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Pós-graduado, em níveis de especialização e aperfeiçoamento, na área de Educação - Psicopedagogia Clínico-Institucional pelas Faculdades Integradas Simonsen - RJ e pós-graduado em Redes de Computadores pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Servidor público da Prefeitura de Juiz de Fora - MG, responsável pela Divisão de Tecnologia da Informação do DEMLURB, ex-professor da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO no Curso de Sistemas de Informação, Webmaster e um entusiasta de tecnologia.

    Site
    Facebook

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.