• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Segunda-feira, 13 de maio de 2019, atualizada às 8h34

    Google terá busca com realidade aumentada e audiodescrição de imagem

    Agência Brasil

    A empresa Google anunciou novos produtos e ferramentas em sua conferência anual realizada nesta semana na sede da companhia, a Google I/O 2019. Uma delas é a adoção de realidade aumentada nos resultados de busca.

    Será possível visualizar um objeto em 3D utilizando a câmera do celular ou algum outro dispositivo da empresa (como as lentes Google Lens). Quem quiser procurar um animal, por exemplo, poderá vê-lo em 3D, em vez de somente uma imagem em 2D.

    A adoção de realidade aumentada permitirá que o indivíduo possa também projetá-lo no local onde ele estiver. Assim, no exemplo citado, uma pessoa poderá ver o animal buscado no local onde estiver, usando a câmera (veja a simulação apresentada na conferência aqui).

    Audiodescrição de imagens

    Outra novidade anunciada foi a inclusão de audiodescrição em imagens com texto. Ao apontar a câmera para uma placa ou papel, por exemplo, o sistema pode transformar os caracteres em som, “lendo” o que está escrito.

    Além disso, a ferramenta virá com opção de tradução. Atualmente, a empresa já fornece um serviço próprio (Google Tradutor), para tradução em dezenas de idiomas. A novidade será a possibilidade de reconhecer palavras e dizeres por meio da câmera e traduzi-las para outros idiomas.

    Com os anúncios, o Google reforça sua condição de líder monopolista de mercado. No Brasil, a empresa domina mais de 90% do mercado de buscas, conforme a consultoria Statcounter. Globalmente, o Android chegou a 88% do mercado de sistemas operacionais móveis, de acordo com a consultoria Statista.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.