Quinta-feira, 7 de abril de 2011, atualizada às 17h50

Empresas de tecnologia avaliam possibilidade de se instalarem em JF

Aline Furtado
Repórter

Foi anunciado, nesta quinta-feira, 7 de abril, o interesse de duas empresas da área de tecnologia, com sede em Portugal, de se instalarem em Juiz de Fora. O anúncio foi feito durante reunião extraordinária na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), na qual foi tratada a solicitação apresentada à Casa, pelo prefeito Custódio Mattos, de se ausentar do município, durante o período compreendido entre o próximo sábado, dia 9, e o dia 21.

De acordo com o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), no período, o chefe do Executivo fará uma viagem a Portugal, sendo que nos dias 12 e 13, terá um encontro com representantes das duas empresas. "Nesta época, ele estará cumprindo missão do município." O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, também participará das negociações.

A ida de Duque a Portugal deve-se ao interesse por parte de uma das empresas em se instalar no Parque Tecnológico, que deve entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2012. Segundo informações da assessoria da UFJF, outras nove empresas já demonstraram interesse com relação à instalação no empreendimento.

Ainda segundo nota da assessoria da UFJF, a previsão é de que entre os meses de junho e julho seja lançado um edital para escolha da empresa responsável pela construção da infraestrutura do parque, como limites dos lotes e arruamento. Em fevereiro,  o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da instituição, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, previa que tal concorrência seria realizada até abril.

Férias e relatório

Entre os dias 14 e 23 de abril, o prefeito estará usufruindo de férias regulamentares. "Cabe destacar que os custos com a viagem serão de responsabilidade do prefeito, exceto o hotel onde ficará hospedado, que será bancado pela Prefeitura", justifica Rodrigo Mattos.

Depois da aprovação por parte da Câmara para a ausência do prefeito, o vereador Isauro Calais (PMN) solicitou que seja apresentado, após o retorno do chefe do Executivo, um relatório a respeito das definições quanto aos possíveis investimentos por parte das empresas. Entre os dias 9 e 23 de abril, o vice-prefeito, Eduardo Freitas (PDT), responderá pelo Executivo municipal.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken