Saiba como usar as teclas de atalho do computador

Evite usar o mouse e crie intimidades com o teclado. O mecanismo dá agilidade aos trabalhos

Da redação
04/06/2020

A professora Sara Mata, 27 anos, decidiu estudar para concurso há um ano. Entre as matérias que constam nos editais de várias instituições está a informática, exigindo que muitos candidatos saibam utilizar as teclas de atalho do computador.

Tratam-se de combinações de teclas, que executam alguma função sem ser necessário tirar a mão do teclado para usar o mouse. Sara sempre foi dependente do mouse e não conhecia essas opções disponibilizadas pelo teclado.

Os concursos públicos cobram o conhecimento porque os locais de trabalho usam o servidor, uma máquina que comanda um sistema ou um serviço em rede, e este não possui mouse, ou seja, a pessoa é obrigada a mexer no teclado.

Os atalhos dão mais agilidade aos trabalhos, e em casos do mouse travar, a pessoa não precisa entrar em pânico, basta usar o teclado para não interromper o que está sendo realizando no computador.

Eles oferecem uma infinidade de recursos que vão além dos mais comuns, como CTRL+C (para copiar) e CTRL+V (para colar). As teclas CTRL, Shift, ALT e Windows são essenciais para acionar comandos pelo teclado.

Como exemplo, a combinação de Windows mais a letra D minimiza todas as janelas e mostrar a área de trabalho. Para restaurar as janelas é só pressionar novamente o atalho. Windows e L bloqueiam a tela automaticamente. Se acionado o ALT em conjunto com TAB, alterna-se entre os programas em execução.

Outra dica e o uso do F2 para renomear arquivos; F3 para procurar um arquivo ou uma pasta; F5 para atualizar uma janela, não só na internet, mas também no Windows Explorer; Alt mais F4 para fechar janela em uso; e Ctrl+F para localizar palavra.

Muitas pessoas não utilizam os recursos, por falta de conhecimento. Elas têm que ler e procurar informações sobre o assunto. Mas não é preciso ficar decorando as teclas de atalho. Com a prática a pessoa vai pegando as combinações e percebe que é mais fácil e funcional.

A maioria dos comandos foram feitos no Windows. O Linux, outro sistema operacional, tem atalhos específicos, mas alguns coincidem com o do Windows. Existem também atalhos para outros programas, como office, firefox, outlook e photoshop.

Foto de várias comandos de atalhos