Truques garantem organização ideal de músicas no PCA principal dica é manter os arquivos MP3 em uma pasta específica para as músicas e as tags preenchidas para facilitar busca em bibliotecas de mídia

Clecius Campos
Repórter
23/4/2010

A tarefa de organizar os milhares de arquivos de músicas no computador pode deixar qualquer um maluco. Alguns truques garantem a organização ideal dos MP3, mas será preciso dedicar um pouco de tempo para isso. Segundo o desenvolvedor web Lúcio Tanini, a principal dica é manter as mídias em uma pasta específica para elas.

"O melhor é começar criando um diretório chamado Músicas, por exemplo. Depois organizar da forma que achar melhor, por nome do artista, nome do álbum. Dessa forma, fica mais fácil saber em que parte do computador estão os arquivos MP3."

A segunda dica é ter cuidado com o nome dos arquivos. Embora pareça irrelevante, alguns programas de edição de tags (informações associadas a arquivos) são capazes de capturar essas palavras-chaves, seguindo a nomenclatura dada ao MP3. "O MP3tag faz esse serviço e também o inverso, dando nome ao arquivo, de acordo com as tags que ele possui." Dessa forma, estar com o máximo de informações preenchidas também é uma vantagem no momento da organização.

Para isso, o próprio MP3tag é um bom editor. Com o programa, é possível renomear as tags de uma série de arquivos da mesma pasta, levando em conta os nomes do artista e do álbum, por exemplo. "Assim, o trabalho é simplificado, mas ainda um pouco demorado. No entanto, manter essas informações sempre atualizadas é um ganho e tanto." A conexão à internet é uma alternativa para ganhar tempo. O software conectado recupera as informações inclusas em bancos de dados online.

No momento da conversão de músicas para MP3 via CD, a conexão à internet pode ser uma aliada. Os diversos programas conversores disponíveis possuem recursos para a procura e preenchimento automático de tags, também utilizando informações online. A varredura normalmente funciona com CDs originais, já que é utilizada a identidade daquela mídia, que se conecta com o Banco de Dados de Discos Compactos (Compact Discs Database - CDDB).

Imagem do MP3tag Imagem do Aimp Imagem do Winamp
Bibliotecas de mídia e playlists

Diversos programas que tocam as músicas reconhecem as tags e, por meio delas, são capazes de montar bibliotecas de mídias e listas de reprodução (playlists). O Aimp e o Winamp, por exemplo, além de criar as playlists, também permitem a edição de tags, porém de forma mais individual, o que seria mais demorado. "Os programas podem ser utilizados para atualizar as informações nos novos arquivos de MP3 que forem surgindo."

Com pastas e tags definidas, é hora de criar a biblioteca de mídia. A ferramenta ajuda a encontrar as músicas existentes no computador, sem a necessidade de navegação via exploradores do ambiente operacional. "É importante que os MP3 de música estejam todos na mesma pasta, para que a varredura seja feita apenas naquele diretório. Se o computador buscar mídias em todo o disco rígido, vai encontrar arquivos de áudio de outros programas, que não são necessariamente músicas."

Com as tags atualizadas, as bibliotecas vão funcionar como filtros e possibilitar a busca por artista, álbum, ritmo, ano e outras informações. "As bibliotecas têm ainda recursos de classificação das músicas pelo número de execuções. A partir desses filtros, será possível a criação de playlists, que também podem ser salvas."

A dica final é manter o padrão em dia. "É bom tomar cuidado para atualizar a nomenclatura e as tags de cada novo arquivo que aparece. Isso vai evitar a perda de tempo com uma nova organização."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes