• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Adilson Almeida Adilson Almeida 5/5/2011


    Assuntos divulgados na mídia servem para espalhar vírus pela internet

    Foto de menino no computadorCrimonosos virtuais aproveitam os últimos acontecimentos, que tiveram grande cobertura da mídia, para espalhar programas maliciosos por meio da internet.

    Após o anúncio oficial da morte de Osama Bin Laden, e-mails com o remetente "Osama Bin Laden", foram recebidos por várias pessoas no mundo. O e-mail dizia conter fotos da morte do terrorista. Apesar do absurdo, muitos usuários, curiosos, caem na tentação e enchem o computador de vírus.

    Em outro golpe virtual, foi criada uma página que simulava o site da rede de TV americana CNN, que daria acesso ao vídeo da operação que matou Bin Laden. Mas ao clicar, é instalado um programa que permite ao criminoso virtual controlar a máquina a distância.

    Os programas instalados sempre objetivam o roubo de informações bancárias, de senhas e de outras informações que possam levar o crimonoso a esses dados. O e-mail é muito usado como meio de disseminação desses softwares maliciosos porque, nem sempre, o usuário toma as devidas precauções antes de abrir um email.

    Outro fato que se destacou na mídia, o casamento real, também foi usado como isca para os internautas.

    Muitas dessas ameaças são de origem dos EUA, Europa e Brasil. Para prevenir a melhor dica é seguir os procedimentos que já expliquei aqui em minha coluna nos artigos, Segurança nos downloads e Você sabe se está seguro para ler seus e-mails?.

    Vale lembrar aqui que as redes sociais também são fontes para disseminação de vírus, portanto tenha sempre cuidado e atenção ao navegar na internet.


    Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.