Dia D de vacinação contra gripe será neste sábado

Da redação
10/05/2018

Neste sábado, 12 de maio, ocorre o Dia de D de vacinação contra a gripe. As salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas para que as pessoas possam se vacinar. No dia é importante levar o cartão de vacinação.

A Campanha começou no dia 23 de abril e vai até 1° de junho e a meta é vacinar 90% do público alvo, o que representa mais de cinco milhões de pessoas. Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), até o momento, a cobertura vacinal no estado está em 30,55%.

A Diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da Gripe. “Por isso é tão importante aproveitar o sábado para se imunizar. A vacina tem contribuído ao longo dos anos, para a redução de complicações, internações e óbitos, especialmente na população de risco”, disse.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Nesse dia, das 8h às 17h, todos os pontos de vacinação estarão abertos para a imunização do grupo prioritário. Além das 63 UBSs, dos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e do Idoso (DSI) e do PAM-Marechal, dois postos extras estarão disponíveis: o Santa Cruz Shopping, que funcionará das 10h às 17h, e a Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu), das 8h às 17h.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

-  Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- Gestantes;

- Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

- Mulheres e homens com 60 anos ou mais;

- Trabalhadores de saúde

- Povos indígenas

- Pessoas privadas de liberdade

- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade

- Professores de escolas públicas ou privadas