• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Clima influencia turistas na escolha do roteiro de viagem Os meteorologistas avisam que, em julho, tempo é chuvoso no nordeste. No sul, onda de frio provoca geadas e temperaturas mínimas negativas


    Daniele Gruppi
    Repórter
    08/07/2008

    Ao escolher um destino turístico, muitas pessoas se informam sobre os costumes e tradições locais, pontos turísticos, centros de cultura, lazer e compra e também sobre o clima.

    Segundo a agente de viagem Marcela Bersan Oliveira, o fator tempo influencia na decisão por um roteiro turístico. "As pessoas se preocupam com o clima. Consultamos os serviços de meteorologia para orientarmos os turistas".

    Marcela afirma que é comum as pessoas acompanharem a previsão uma semana antes da viagem. "Quando decidem por um destino mais frio, conferem a meteorologia para saber se haverá nevada. Ao optar pelo calor, querem verificar se terá chuvas no período".

    A psicóloga Stephanie B. F. Bhering dos Santos, 27 anos, e o marido Alexandre Côrrea de Araújo dos Santos, optaram por fazer uma viagem pelo Sul do Brasil. "Tinha vontade de conhecer a região e adoro o frio", justifica Stephanie.

    Eles foram em junho e conheceram Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. "Queria ir numa época em que as temperaturas já estivessem baixas. Não iria para lá no verão". Já a psicóloga Patrícia Rodrigues, 29, prefere ir para cidades de praia.

    Ela sempre olha a previsão do tempo dos dias em que vai passear e por precaução na bagagem leva roupas para calor e frio. A psicóloga conta que já desistiu de ir para Cabo Frio quando viu informações de que só teria chuvas no período de sua viagem.

    Ilustração: Laura Martins Ferreira.
Ilustração de uma mulher de biquini e ilustração de uma mulher com roupas de
frio

    Ao contrário de Patrícia, a jornalista Tatiana Toledo, 25 anos, nunca desistiu de um passeio depois de ter conferido os serviços de meteorologia. "Se a viagem já estiver agendada, vou assim mesmo, mesmo que tenha que pegar praia com chuva. Olho para preparar a mala e também pra já ir pensando em alternativas, caso o mau tempo atrapalhe meus planos".

    Ela diz que no verão escolhe praia e no inverno a sua opção é ir para as cidades históricas. "Acho mais aconchegante e sempre têm programação voltada para a estação, como os festivais de inverno ou gastronômicos".

    Já a fonoaudióloga Larissa Morato, 26 anos, não se preocupa muito com o fator tempo. Para ela, o importante é procurar se divertir e sair da rotina. "Já viajei para uma cidade de praia e só peguei chuva. Fiz outros programas e aproveitei".

    Previsão para julho

    Foto do céu aberto, mas com nuvens Quem pretende aproveitar o período de férias escolares para viajar no mês de julho, o meteorologista do 5º Distrito Alexandre Gadelha afirma que o nordeste pode não ser uma boa alternativa, já que a previsão é de muita chuva no litoral.

    "No nordeste, o tempo não estará aberto, mas quem quiser ir à praia vai conseguir pegar um mormaço", avisa. Gadelha afirma que o período é ideal para viajar para a região norte. "Vamos ter um período em que haverá a diminuição das chuvas, principalmente, no norte do Pará, mas as pancadas, típicas do final de tarde, marcam presença".

    No sudeste, Gadelha diz que a passagem de frente fria e de massa polar vinda do sul do país vão derrubar a temperatura. "Vamos ter três eventos que vão provocar a diminuição da temperatura no sul do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais".

    No Sul, onda de frio pode provocar geadas e temperaturas mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. "Pode até ocorrer efeitos isolados de neve". No centro-oeste, julho vai ser marcado pela baixa umidade relativa do ar e a previsão, segundo Gadelha, é de fenômenos conhecidos como "friagens".

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.