Fórum Mundial de Turismo Encontro reúne especialistas do turismo mundial, em Porto Alegre



23/11/2006

imagem ilustrativa do evento

Os juizforanos interessados em participar do o "III Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável", em Porto Alegre (RS), já podem fazer a inscrição. O evento começa na próxima semana, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, e vai reunir cerca de cinco mil pessoas, além de representantes de 43 países que vão apresentar casos mundiais de turismo sustentável na forma de painéis e pôsteres.

O objetivo do Destinations 2006 é discutir e debater os principais temas relacionados ao turismo sustentável, como a preservação da biodiversidade, desenvolvimento sócio-econômico, valorização da diversidade cultural e geração de condições para a paz mundial. Outros temas também entram na pauta do encontro, como o papel da mídia na divulgação do turismo, casos sobre turismo em áreas protegidas, acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, gastronomia, a união das indústrias cinematográfica e do turismo, dentre outros, serão apresentados aos participantes.

Estão programadas, ainda, reuniões e debates sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, um painel sobre juventude e inclusão social por meio do turismo e uma sessão plenária que abordará as oportunidades para as próximas gerações. Um grupo de jovens de diversas nacionalidades construirá um manifesto com sua visão sobre os temas propostos.

Segundo os organizadores do Destinations 2006, estarão presentes 15 Ministros de Turismo, membros da Organização Mundial do Turismo (OMT) e representantes de diversas outras organizações internacionais relacionadas à promoção do turismo e do desenvolvimento sustentável. Eventos como o III Encontro Anual do Movimento Brasil de Cultura e Turismo, a Convenção da Biodiversidade do PNUMA e a Reunião do Conselho Nacional do Turismo, também fazem parte da agenda.

A previsão é de que no último dia do encontro, 02 de dezembro, um novo país seja escolhido para a realização do Fórum em 2007. Durante a sessão de encerramento, haverá uma apresentação sobre os avanços do turismo sustentável desde o lançamento do Fórum.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.