Sites de turismo ganham popularidade na Internet Pesquisa do Ibope mostra que o turismo foi o tema que mais aumentou sua ?rea de interesse em novembro de 2006



Renata Cristina
Rep?rter
21/12/2006

H? cerca de dez anos, quem se interessava por um roteiro tur?stico iria passar horas conversando com diversas operadoras, pesquisando pre?os, hot?is e condi?es de pagamento. Hoje, tudo isso est? compactado na internet. Os sites voltados para o turismo facilitam a vida de aficcionados por viagens ou daqueles que se planejam durante um longo per?odo para definir um destino.

As facilidades na web v?o desde a informa??o sobre um roteiro espec?fico, compra de passagens, reserva de hot?is, carros, at? a negocia??o de um pacote completo, sem qualquer contato com o denominado "mundo real". Em alguns casos, ? poss?vel conhecer o avi?o em que se estar? viajando, como acontece no site da Airfrance, que disponibiliza um passeio virtual para seus clientes.

No pa?s, o desenvolvimento expressivo do turismo na internet fica vis?vel a partir da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opini?o e Pesquisa - IBOPE - que constatou um aumento de 93% no n?mero de visitantes dos sites da categoria, no ano de 2005. J? no primeiro semestre de 2006, o turismo foi o tema que mais aumentou sua ?rea de aten?es na web, com 42,12% da audi?ncia no Brasil.

Um levantamento divulgado pelo IBOPE nesta ter?a-feira, 19 de dezembro, mostrou que a categoria "Viagens e Turismo" foi a que mais se destacou no m?s de novembro, com 16,2% de crescimento sobre outubro. No ranking dos ?ltimos treze meses, o turismo ocupou o 3? lugar na web, com um crescimento de 43,5%, recebendo 3,4 milh?es de internautas. Em primeiro, ficou a categoria Autom?veis, que cresceu 71% e no segundo lugar, Casa e Moda, com crescimento de 49,1%.

O que fazem os internautas

A administradora de empresas, Tatiana Morais, ? uma das que se rendeu aos servi?os on-line. Ela relembra que criou o h?bito de pesquisar pre?os quando foi morar em Londres, no in?cio de 2005, para aperfei?oar o idioma. "Tive que olhar acomoda??o, curso de ingl?s, tudo pela Internet", relembra. A partir de ent?o, seu calend?rio de f?rias permanece ligado a diversos sites de operadoras e companhias a?reas.

A internauta reconhece que usava mais os portais de turismo durante sua estadia na Europa, devido ?s facilidades de pagamento e promo?es on-line. "Agendando com anteced?ncia e verificando os dias menos requisitados, d? para viajar, sem gastar muito", aconselha. Foi assim que Tatiana conseguiu passagens promocionais para Paris e Esc?cia, quando estava na Inglaterra.

J? os brasileiros possuem um perfil semelhante aos europeus, mas na hora de efetivar a compra s?o mais cautelosos. O estudante Bernardo Sobreira ? um dos que pesquisa pela web, mas na hora de comprar prefere a ag?ncia de viagens. "Tive problemas com o cart?o de cr?dito", esclarece. Mesmo com o incidente, Bernardo reconhece in?meras vantagens nas informa?es on-line, como a comodidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro, por n?o ter que falar com diversas atendentes, por exemplo. "As vantagens s?o in?meras, mas ? preciso mais seguran?a nas transa?es com o cart?o", enfatiza.

Na contram?o do processo, a s?cia-propriet?ria de uma ag?ncia de viagens em Juiz de Fora, M?nica Mascarenhas, optou por n?o fornecer os servi?os de sua empresa na web. "Sou uma prestadora de servi?os, vinculada as operadoras, por esse motivo n?o gosto de divulgar dados que podem mudar a qualquer momento", justifica.

A empres?ria toca em uma quest?o delicada quando se trata de servi?os pela web, considerando-se o fato de que pacotes e acomoda?es s?o vendidos sem haver qualquer confirma??o de disponibilidade. "H? muitos sites de ag?ncias que veiculam propagandas enganosas", adverte Bernardo Sobreira, que vivenciou a situa??o durante pesquisas na web.

Sites direcionados

J? se foi o tempo em que comprar um pacote pela internet era novidade. Hoje, o que se percebe ? a implementa??o de um atendimento espec?fico, voltado para diferenciados perfis de clientes. Com isso, pacotes para rec?m-casados, homossexuais, idosos e adolescentes j? figuram o conte?do na web.

Para os que procuram roteiros, informa?es sobre cidades, sejam elas tur?sticas ou n?o, h? um vasto conte?do na web. Este ? o caso do caderno de Turismo ACESSA.com, voltado para Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira. Navegando pelo caderno, voc? pode conhecer roteiros de relev?ncia para a regi?o, atrav?s de galerias de fotos, v?deo-reportagens e pap?is de parede. Tudo isso com a facilidade de se descobrir "como chegar", atrav?s de mapas interativos.

Os interessados em presentear rec?m-casados, em Lua de Mel, podem dar a sua contribui??o atrav?s de alguns sites. Os noivos escolhem a viagem, criam e gerenciam sua lista, da mesma maneira que fariam com as listas de presentes tradicionais das lojas de utilidades, e os convidados adquirem algumas cotas desta viagem. Os cr?ditos acumulados poder?o ser utilizados para a compra de uma viagem no pr?prio site ou para adicionar outros servi?os a um pacote escolhido anteriormente.

Para os que decidem seus destinos pelo meio de transporte ou pelas formas de acomoda??o h? tamb?m diversas op?es online que acompanham essa tend?ncia de setoriza??o e divide seus produtos atrav?s de links para spas, resorts e navios de cruzeiro, al?m de roteiros de ecoturismo, aventura, tropicais e econ?micos. Todas as op?es est?o objetivamente descritas, sem excesso de propagandas. ? s? navegar, pesquisar e aproveitar!