Cuidados com a pele e cabelo na gravidez

Por



Artigo
Cuidados com a pele e cabelo na gravidez
::: 10/07/2003

A gravidez influencia muito no cabelo e na pele. Ela causa um aumento de progesterona no organismo, que pode ocasionar aumento das pintas, manchas escuras (melasma), manchas vermelhas (telangectasias) e acne.

Os cuidados da pele neste per?odo consistem em lavar a face com sabonete neutro e utilizar um filtro solar potente. N?o se usa ?cido retin?ico e glic?lico na gravidez, apesar de estudos modernos mostrarem que a absor??o deles pela pele seria m?nima, e que na verdade n?o haveria nenhum risco. Como precau??o, usamos na gravidez apenas o ?cido azelaico que melhora as manchas, a acne e comprovadamente n?o prejudica o feto.

Geralmente os cabelos s?o muito beneficiados na gravidez. A queda de cabelo normal di?ria ? de cem fios. Durante a gravidez, a progesterona diminui a queda de cabelo e ele costuma ficar mais bonito e volumoso. Cerca de tr?s meses ap?s o parto, mais ou menos 40% de todas as matrizes do cabelo entram juntos na fase de repouso, o que leva a uma queda intensa mas que normaliza-se em quase todas as mulheres ap?s um ano. No entanto, quando h? uma predisposi??o gen?tica para a calv?cie, ela pode n?o se normalizar totalmente, e a paciente dever? procurar seu dermatologista para tratamento logo ap?s o parto.

O uso de tinturas do cabelo na gravidez ? controvertido. Cientistas discutem uma associa??o entre abortos espont?neos e certas subst?ncias contidas em tinturas e alisantes de cabelo. Por via das d?vidas, devem ser evitadas pelo menos nos tr?s primeiros meses de gravidez. Ap?s este per?odo, libera-se os tonalizantes e a hena, que s?o eliminados ap?s poucas lavagens.

A forma??o de estria ? muito constitucional. Algumas pessoas quase n?o engordam e desenvolvem muitas estrias. No entanto, as orienta?es preventivas b?sicas s?o ganhar o m?nimo poss?vel de peso e usar bastante hidratantes a base de ur?ia, ?leo de am?ndoas doce e ?leo e uva nas regi?es propensas como abdomen, quadril e seios , e que logo ap?s o parto procure o dermatologista para tratamento com ?cido retin?ico. As varizes tamb?m ocorrem mais. Usar meias el?sticas e engordar pouco ajudam na sua preven??o.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br