Cartão Postal em destaque Museu de Arte Moderna Murilo Mendes e Cine-Theatro Central são objeto de pesquisa dos estudantes da faculdade de Turismo da UFJF



Renata Cristina
Repórter
09/01/2007

Eles surgiram no século XIX e até hoje encantam milhares de turistas em suas viagens, quando desejam enviar uma recordação para amigos e parentes do lugar visitado. Mais do que imagens, os cartões postais representam parte de um determinado local e podem retratar elementos sociais do lugar em questão, como a cultura, os costumes e as características de um povo.

Pensando na importância das imagens para o turismo é que o professor da Faculdade de Turismo, Euler David Siqueira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começou a estudar a imagem em atrativos turísticos no ano de 2005. Entitulado pelo professor como "Imagens do Turismo: para uma etnografia das imagens dos lugares turísticos e do cartão-postal", o trabalho consiste em fotografar e analisar os sentidos e significados das imagens nos pontos turísticos.

Parte do estudo está sendo realizado em dois locais conhecidos pelos juizforanos: o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes e o Cine-Theatro Central. "Escolhemos os pontos devido a relevância que têm para a cidade", esclarece o professor. Com ele, mais quatro alunos-bolsistas da UFJF realizam fotografias dos prédios e, ainda, do entorno. "Estamos fazendo a chamada etnografia do cartão postal", define.

Os próximos pontos a serem pesquisados devem ser o Museu Mariano Procópio e o Morro do Cristo. "Ainda não sabemos ao certo, mas temos essas opções em mente", diz o professor.

Recentemente, o projeto obteve uma ajuda da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), através de recursos para a aquisição de uma câmera fotográfica, e também o apoio do CNPQ para a aquisição de um notebook. Em breve, os alunos, juntamente com o professor Euller, devem publicar artigos em revistas científicas sobre os pontos em Juiz de Fora.

Leia mais:
Saiba mais sobre os pontos turísticos de Juiz de Fora, clique aqui!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...