Carnaval e vacinas Devido ao surto de sarampo, Bahia recomenda vacinação de turistas



Renata Cristina
Repórter
08/02/2007

Os juizforanos que vão viajar em direção à Bahia no Carnaval devem ficar atentos ao prazo para tomar a vacina contra o sarampo. A imunização deve ser feita até 10 dias antes da viagem e não é recomendada a gestantes. Portanto, quem pretende estar no sábado de carnaval, dia 17, na Bahia, tem até esta quinta, dia 08 de fevereiro, para tomar a vacina.

Em Juiz de Fora, a vacina está disponível em todos os bairros, nas Unidades Básicas de Saúde. A recomendação do Ministério da Saúde é que a antisarampo seja aplicada quando a criança completa um ano e reforçada entre os quatro e os seis anos. Quem já teve a doença ou já tomou a vacina não precisa se imunizar.

O surto de sarampo foi registrado desde novembro do ano passado, no estado da Bahia, e é o maior dos últimos seis anos, no Brasil. Em Salvador (BA) foram montados postos na estação rodoviária, no aeroporto e no porto.

O contágio se dá de pessoa para pessoa, por meio de secreções do nariz e da boca. Os sintomas da doença são marcas vermelhas na pele, febre alta, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.