Mostra de Cinema leva 25 mil turistas a Ouro Preto Hot?is j? t?m ocupa??o de 70% e a expectativa ? que
o movimento cres?a no final de semana



Renata Cristina
Rep?rter
14/06/2007

A interiorana Ouro Preto vai respirar ares da s?tima arte a partir desta quinta-feira, dia 14, com a abertura da II Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop). Neste ano, ganha destaque a produ??o da d?cada de 50 e o grande homenageado ? o cineasta Nelson Pereira dos Santos, que deve participar de uma cerim?nia oficial, na sexta, dia 15, e tamb?m de uma mesa redonda no s?bado, dia 16.

A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura ? que 25 mil visitantes passem pela cidade durante os seis dias de festival. "Al?m da programa??o do Cineop, todas as igrejas, monumentos e atrativos culturais estar?o abertos para atender os turistas", ressalta o coordenador da Secretaria, Lucas Figueiredo. Cerca de 70% dos hot?is j? est?o ocupados e a previs?o ? que, no final de semana, o movimento aumente.

Na programa??o, cinco longas com mais de 50 anos de idade, nove longas contempor?neos, dois para a sess?o Cine-Escola e Mostrinha. H? espa?o, ainda, para a produ??o recente, com a exibi??o de 23 curtas e 29 v?deos. Todas as sess?es t?m entrada franca e acontecem as principais salas de cinema da cidade. "O evento favorece o fortalecimento do cinema brasileiro, al?m de ser um espa?o privilegiado para reflex?o e interc?mbio", considera a coordenadora geral do Cineop, Raquel Hallack.