Quinta-feira, 23 de agosto de 2007, atualizada às 10h40

Museu Ferroviário comemora quatro anos de revitalização e registra mais uma história de um ex-funcionário da Ferrovia


Guilherme Arêas
Colaboração*

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora comemora, esta semana, o seu aniversário de revitalização. São quatro anos de funcionamento, abrigando projetos educativos e culturais, além de mais de 300 peças.

Entre as comemorações do quarto aniversário, o museu realizou mais uma etapa da série de entrevistas que vem fazendo com os ex-funcionários da Ferrovia. Na última terça-feira, 21 de agosto, durante um evento comemorativo, foi apresentada a síntese da sexta entrevista, realizada com o ferroviário aposentado Waldemiro Batista.

Segundo a diretora do Museu Ferroviário, Ana Maria Ribeiro de Oliveira, a idéia do Primeiro Livro de Registro da Memória Oral da Ferrovia é recolher entre 15 e 20 depoimentos de ex-funcionários.

"A nossa intenção é fazer uma publicação impressa com essas entrevistas. Esse é um trabalho que ainda estamos realizando aos poucos para resgatar a história da Ferrovia", afirma.

As sínteses das entrevistas são apresentadas em eventos realizados pelo museu, como o que aconteceu na comemoração do aniversário. Mas enquanto a publicação completa não vem, o visitante pode conferir, entre as raridades do museu, móveis, instrumentos de trabalho, de comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças, miniaturas, locomotivas e material rodante.

As peças são divididas em cinco salas temáticas: História da Ferrovia, Agência de Estação, Sinalização e Via Permanente, Escritórios Ferroviários e Material Rodante e Aspectos Tecnológicos

O Museu Ferroviário fica na Avenida Brasil, 2001, no centro, e pode ser visitado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O museu aceita doações de peças para serem incorporados aos objetos de pesquisa.

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.