LER

Por

Les?o por esfor?o repetitivo Patologia est? relacionada ao trabalho, ? pr?tica de esportes e a qualquer atividade que al?m de repetitiva, exija certo esfor?o

Renata Solano
*Colabora??o
19/10/07

Mais conhecida como LER (les?o por esfor?o repetitivo), LTC (Les?o por Trauma Cumulativo) ou, ainda, como DORT (Doen?as Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), a patologia representa um conjunto de fatores relacionados ao trabalho, ? pr?tica de esportes ou mesmo ?s atividades cotidianas.

Desde que os movimentos sejam repetitivos e exijam certo esfor?o ou, at? mesmo, n?o sejam realizados em condi?es de ergonomia necess?rias, um jogo de t?nis, o ato de digita??o, ou mesmo a varredura da casa podem ocasionar LER/DORT.

O ortopedista e m?dico do trabalho, Eli Ara?jo J?nior (foto abaixo), diz que defici?ncias no condicionamento f?sico da pessoa ? tamb?m um fator que influencia no desenvolvimento da LER/DORT. "Atrofias musculares e altera?es ?sseas pr?vias, como fraturas, por exemplo, podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de les?o quando a pessoa com esses sintomas realiza trabalhos de esfor?o repetitivo", explica.

Eli acrescenta ainda que as profiss?es mais sujeitas a adquirir esse problema s?o as fun?es civis, a dos metal?rgicos, fun?es de escrit?rio e setores de inform?tica.

E, ao contr?rio do que muitas pessoas acreditam, o problema tem crescido. Se antigamente as secret?rias desenvolviam LER/DORT por causa do grande volume de trabalhos em m?quinas de escrever, e os empregados de f?bricas por causa das atividades imut?veis, como no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin, hoje, o n?mero de profiss?es t?m ficado ainda maior.

"Com o desenvolvimento da inform?tica, cada vez mais temos profiss?es que trabalham com computadores, por exemplo. Assim, o uso excessivo dos membros superiores, principalmente, e postura inadequada ocasionam o crescimento do n?meros de pessoas com les?es osseomusculares", explica Eli.

A sobrecarga do sistema m?sculo-esquel?tico atrav?s de trabalhos repetitivos e cont?nuos ? mais comum nos membros superiores, dessa forma, ocasiona dores nos nervos, m?sculos e tend?es de bra?os, pulsos e ombros.

Eli fala, inclusive, que ? preciso que o empregado comunique ao empregador e ao t?cnico de seguran?a e medicina do trabalho situa?es desconfort?veis e dores percebidas no ato de suas atividades. "A postura adequada do patr?o ? atuar no sentido de amenizar e, se poss?vel, retirar os riscos", afirma.

Poss?veis causas da LER/DORT
  • ambiente de trabalho inadequado e desconfort?vel
  • atividades que exijam for?a excessiva com as m?os
  • postura corporal inadequada e desfavor?vel ?s articula?es
  • repeti??o de um mesmo movimento de forma cont?nua
  • prazos pequenos para realizar determinado trabalho com as m?os, ou membros
  • jornada dupla e servi?os dom?sticos
  • atividades esportivas que exijam grande esfor?o dos membros superiores e que sejam realizadas de forma excessiva
  • ritmo intenso de trabalho
  • press?o do patr?o ou chefe sobre o trabalhador
  • metas de produ??o crescente e pr?-estabelecidas, sem cuidados necess?rios com a postura e mecanismo de trabalho
  • jornada de trabalho prolongada, gerando estresse e maior esfor?o dos membros superiores

Portanto, lembre-se: a LER ? um conjunto de fatores que pode evoluir para doen?as, como seja tenossinovites, tendinites, epicondilite, bursites, mialgias ou outras.

Dessa forma, o diagn?stico e o tratamento dos sintomas na fase inicial e de maneira correta, com medica??o, fisioterapia, Reeduca??o Postural Global (RPG), acupuntura e, principalmente, avalia??o ergon?mica no setor de trabalho para prevenir e evitar o aparecimento da les?o, s?o essenciais para a cura da LER e, portanto, o n?o desenvolvimento de doen?as mais s?rias.

Exerc?cios que voc? pode fazer:
As dicas de exerc?cios abaixo s?o paliativas, retiradas de publica??o especializada na ?rea. D? sempre prefer?ncia ?s orienta?es prestadas por um m?dico especialista.




Alongue as m?os, dedos e punhos
1. Separe e estique os dedos at? sentir a tens?o de um alongamento;
2. Mantenha por dez segundos;
3. Relaxe, ent?o dobre os dedos nas articula?es e mantenha por dez segundos;
4. Repita o primeiro alongamento mais uma vez.




Alongue punhos e antebra?os
1. Com os bra?os esticados, palmas das m?os voltadas para baixo, dobre os punhos e levante as pontas dos dedos;
2. Mantenha por dez segundos;
3. Agora dobre os punhos na dire??o oposta, dedos apontando para baixo;
4. Mantenha por dez segundos




Alongue punhos
1. Entrelace os dedos a sua frente
2. Gire as m?os e os punhos no sentido hor?rio, dez vezes
3. Repita no sentido anti-hor?rio dez vezes.




Alongue punhos e antebra?os
1. Com o bra?o direito esticado, vire a palma da m?o para cima;
2. Estenda a m?o esquerda sob o antebra?o e segure o polegar e a parte de dentro da palma;
3. Com a m?o esquerda, lentamente vire a m?o direita para fora e para baixo at? sentir um alongamento suave;
4. Mantenha por 5-10 segundos; 5. Repita com o outro bra?o.





As dicas de exerc?cios acima foram retiradas do site: http://www.mundorp.com.br/

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF