Terça-feira, 04 de agosto de 2007, atualizada às 09h49

A história da Rua Halfeld contada em CD-ROM


Guilherme Arêas
Colaboração*
Foto da Rua Halfeld
Leia mais:

Um dos lugares mais conhecidos em Juiz de Fora tem toda a sua importância registrada em um CD-ROM. A história e beleza da Rua Halfeld está armazenada no "Rua Halfeld - Coração de Juiz de Fora", trabalho desenvolvido pelo designer gráfico Márcio Henrique de Oliveira.

De acordo com Márcio, a idéia de fazer o CD veio com o seu envolvimento com o centro da cidade. "A relação da Rua Halfeld com Juiz de Fora é ímpar. Você encontra edifícios históricos e, muitos deles, tombados. No CD nós listamos 14 prédios históricos em toda a extensão da rua", comenta Márcio.

Entre a rica arquitetura que compõe todo o trajeto da Rua Halfeld se encontram a Academia de Comércio, A Igreja São Sebastião, o Parque Halfeld, o prédio da Câmara Municipal, Cine-Theatro Central, Praça da Estação, entre outros.

A história e importância da Rua Halfeld é contada através dos vários textos, depoimentos em áudio, vídeos e fotos antigas e atuais. O material foi produzido por profissionais que auxiliaram nas pesquisas, depoimentos, edição de áudio e vídeo, fotos, trilhas sonoras e elaboração e revisão dos textos.

O CD-ROM "Rua Halfeld - Coração de Juiz de Fora" foi contemplado com a Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura (leia sobre a reunião que discutiu o edital), em 2005, e lançado em agosto deste ano. Das duas mil cópias da tiragem inicial, 400 serão distribuídas para escolas da rede pública e privada de Juiz de Fora e 600 são de posse da Funalfa. Os outros mil exemplares são vendidos a R$ 10**, cada.

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo na UFJF

**Preço informado em setembro de 2007 e sujeito a alterações

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.