À Deriva, Inimigos Públicos, Monstros vs. Alienígenas e Os Falsários

3/10/2009
À Deriva
(À Deriva)

Direção: Heitor Dhali
Elenco: Camilla Belle, Vincent Cassel, Déborah Bloch, Taís Araújo...
Gênero: Drama/Nacional
Duração: 103 minutos

Uma tradicional família de classe média alta passa as férias de verão em Búzios, Rio de Janeiro. A viagem se configura como um esforço coletivo entre os pais e seus três filhos de reconstruir a família e reconquistar a felicidade já perdida. Filipa (Laura Neiva), uma menina de 13 anos, carrega consigo os conflitos clássicos de sua idade. Encontra-se em pleno ritual de passagem da adolescência para a idade adulta, quando é sugada pela crise inesperada no casamento de seus pais.

Ao longo do filme, Filipa tenta desesperadamente desvelar um caso amoroso entre seu pai e uma mulher mais jovem, vizinha de sua casa de praia. O tom mais urgente e perigoso do filme, apesar de delicado, é potencializado por um crime passional envolvendo um casal vizinho, que deixa uma casa manchada de sangue e abandonada, um lugar que ironicamente servirá de parque de diversões para as crianças do balneário.

Inimigos Públicos
(Public Enemies)

Direção: Michael Mann
Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard...
Gênero: Drama/Policial
Duração: 130 minutos

Nos anos 30, o FBI corre atrás de três famosos mafiosos (John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd), durante a era da Depressão, quando uma onda de crimes assolou os Estados Unidos. Foi a partir daí que o FBI tornou-se a primeira agência federal de polícia do país, controlado por J. Edgar Hoover.
Monstros vs. Alienígenas
(Monsters vs. Aliens)

Direção: Rob Letterman e Conrad Vernon
Elenco: Vozes de Paul Rudd, Stephen Colbert, Kiefer Sutherland...
Gênero: Animação
Duração: 98 minutos

Após ser atingida por um meteorito no dia de seu casamento, a californiana Susan Murphy cresce misteriosamente até a altura de 15 metros. Os militares logo entram em ação, e Susan é capturada e levada a uma instituição secreta do governo americano. Lá, ela recebe o nome de Ginórmica e é mantida presa com um grupo de monstros: o brilhante Dr. Barata, Ph.D.; o machão metade macaco, metade peixe Elo Perdido; o gelatinoso e indestrutível B.O.B.; e a larva de 106 metros Insetossauro.

O confinamento, no entanto, é encurtado quando um misterioso robô alienígena aterrissa na Terra e começa a atacar os EUA. Em um momento de desespero, o presidente é convencido a recrutar a gangue de monstros para salvar o mundo da iminente destruição.

Os Falsários
(Die Fälscher/The Counterfeiters)

Direção: Stefan Ruzowitzky
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow...
Gênero: Drama
Duração: 98 minutos

Em 1936, o falsificador Salomon Sorowitsch é um artista da cópia. Com seu talento para forjar documentos, ganha dinheiro e notoriedade como criminoso. Em 1944, os nazistas transferem o prisioneiro judeu Sally para outro campo de concentração com um objetivo: gerenciar um grupo de prisioneiros na maior falsificação de dinheiro da história. Eles ganham teto, comida e algum conforto. Mas nunca paz. Ao som das bombas e dos fuzilamentos, Sally e seus ajudantes se questionam sobre os limites da sobrevivência diante do maior crime de todos: ajudar os nazistas a ganhar a Guerra.