
Sexta-feira, 05 de outubro de 2007, atualizada às 12h
Mapro restaura peça da esposa de D. Pedro II, Imperatriz Tereza Cristina
Colaboração*

Leia mais:
Profissionais da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) vão restaurar uma caixa papeleira feita em recortes de tartaruga, sob fundo pintado de vermelho e recortes gravados em latão, que pertenceu à esposa de D. Pedro II, Imperatriz Tereza Cristina.
Com a finalidade de resgatar o acervo do Mapro, o processo de restauração está sendo realizado pela museóloga e restauradora Nancy Corrêa (foto ao lado), do setor de restauração e conservação do Departamento de Acervo Técnico (DAT) do museu.
Outro profissional responsável pela restauração do objeto é o restaurador de relógios Marcelo Andrade Soares. Ele recupera as fechaduras e as chaves da peça, sob a orientação do DAT.
Para a realização do trabalho, a assessoria do Mapro explica que a técnica francesa do século XVIII está sendo respeitada. A entrega da caixa - que possui elementos decorativos inspirados em flores e em vegetais, formas geométricas e ornatos com símbolos que se referem à família imperial - deve acontecer em 2008.
A peça será exposta no museu assim que as obras de restauração do Prédio Mariano Procópio chegarem ao fim. Quando o trabalho estiver concluído, a peça ficará listada na Reserva Técnica da Instituição.
*Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF