Sexta-feira, 30 de novembro de 2007, atualizada ?s 10h40

Ag?ncias de viagem est?o otimistas para a venda de pacotes nas f?rias. Viagens para o Nordeste e Buenos Aires custam R$ 2 mil


Renata Solano
*Colabora??o

Final de ano chegando e junto as f?rias mais longas e esperadas do ano. Momento de organizar o 13?, arrumar as malas e aproveitar o tempo para realizar aquela viagem dos sonhos.

Viagem que pode ser longa ou curta, cara ou barata, em excurs?o ou por conta pr?pria, nacional ou internacional. Viagem que, com a baixa do d?lar (U$ 1 = R$ 1,91)** pode ser mais especial do que nunca.

E, claro, as ag?ncias de turismo est?o ansiosas com o aumento das vendas nesta ?poca do ano. Com ofertas de viagens montadas, mas tamb?m oferecendo a op??o de montar pacotes personalizados, os agenciadores esperam aumento na procura pelo turismo durante as f?rias de janeiro.

"Essa ?poca do ano ? alta temporada, ent?o os pre?os ficam um pouco mais caros, mas mesmo assim ? muito acess?vel. A maior procura na ag?ncia onde trabalho ? por lugares onde t?m praia, principalmente o nordeste. Mas quem n?o quer fazer esse tipo de viagem, tem procurado muito por Buenos Aires", explica a agenciadora Patr?cia Zecchio.

Segundo Patr?cia, o pre?o das viagens, tanto para o nordeste quanto para Buenos Aires est? muito semelhante. "O pre?o ? entre mil e dois mil reais para qualquer um desses destinos. O custo da viagem para a praia varia, dependendo do lugar onde se quer ir. Fernando de Noronha ? mais caro, mas Porto Seguro ? mais barato, por exemplo. E, na viagem internacional, depende muito do hotel em que a pessoa quer ficar", esclarece.

Al?m disso, dependendo da operadora que fornece os pacotes para a ag?ncia, o pre?o pode subir ou cair e, al?m do mais, ? poss?vel negociar pacotes quando o n?mero de pessoas for muito alto, por exemplo.

A outra quest?o ? sobre as datas de sa?da e retorno. "Algumas operadoras trabalham com datas fechadas, mas outras possibilitam marcar de acordo com o interesse do cliente e, ainda tem a possibilidade de aumentar o n?mero de dias do pacote ou at? mesmo diminuir", afirma Patr?cia.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

**Taxa de c?mbio no dia 30 de novembro, ?s 11h