Quarta-feira, 05 de dezembro de 2007, atualizada ?s 19h15

Festival re?ne grandes nomes da literatura em S?o Jo?o Del Rei


Thiago Werneck
Rep?rter

A presen?a de escritores como Ferreira Gullar, Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte), Cristov?o Tezza, Ronald Claver e Milton Hatoum s?o apenas uns dos destaques do Primeiro Festival de Literatura (Felit) de S?o Jo?o Del Rei. Debates com nomes consagrados da ?rea, shows, cortejos e feira do livro buscam valorizar e espalhar a literatura para toda popula??o oferecendo entrada gratuita em todas as atra?es.

A primeira atra??o do Felit ? uma homenagem a Ferreira Gullar, que depois vai dar palestra ao p?blico presente. Tanto no dia de abertura, como no s?bado, v?o ser criados espa?os para discuss?o da literatura. Nos tr?s dias ser? aberto o caf? liter?rio. Um espa?o com apresenta?es musicais de Jazz, Blues, MPB, Bossa Nova e chorinho, que ainda vai contar com encena?es de poesia.

A programa??o come?a nessa sexta-feira, dia 7 de dezembro, e termina domingo, dia 9. Para a curadora do evento, professora Maria ?ngela essa ? uma oportunidade de difundir a literatura e ajudar na forma??o de mais leitores. "? importante tornar a leitura acess?vel a todos e fazer com que os alunos mais novos tenham prazer pela literatura e deixem de ter contatos com livros, apenas por causa do vestibular", destaca.

As oficinas oferecidas para os moradores de S?o Jo?o s?o tamb?m ponto alto na programa??o do Felit. Em uma delas, 40 alunos do ensino fundamental v?o ser estimulados a escrever um livro a ser publicado na pr?xima edi??o do festival. "Gostar?amos de atender mais alunos, mas para primeira oficina est? ?timo", diz Maria ?ngela.

Os estudantes escolhidos foram aqueles que t?m mais facilidade para escrever e eles foram indicados pelas escolas e v?o receber orienta?es para poderem escrever bons livros. "Durante o festival Ronald Claver ? quem vai dar instru?es, ele j? ? gabaritado para isso. Depois eles v?o ter acompanhamento mensal de alunos da UFSJ (Universidade Federal de S?o Jo?o Del Rei) que v?o trabalhar atrav?s dos projetos de extens?o", conta Maria ?ngela.

A outra oficina j? visa a qualificar os professores do Ensino Fundamental e M?dio para ensinar literatura. "O objetivo dessa oficina ? mostrar a esses professores como construir uma hist?ria e fazer com que os alunos tenham prazer no ato da leitura", completa.