Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007, atualizada ?s 10h

Juiz de Fora ganha Guia Tur?stico impresso com informa?es sobre pontos tur?sticos e servi?os oferecidos pela cidade


Marinella Souza
*Colabora??o

Juiz de Fora ser? presenteada com um Guia Tur?stico "impresso" sobre a cidade. S?o 66 p?ginas coloridas e ilustradas contendo informa?es sobre cultura, com?rcio, turismo, entretenimento, gastronomia, hospedagem transportes, turismo regional, servi?os banc?rios entre outros.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Carlos Alberto Hargreaves Botti, o guia ? um subproduto das pesquisas realizadas pela UFJF em rela??o ? cultura da cidade.

"N?s formatamos os resultados da pesquisa na forma de um guia a fim de cobrir uma lacuna que existe em Juiz de Fora, a cidade n?o possui um guia (impresso) que oriente os visitantes", justifica. Botti diz ainda que o Guia ? uma forma de a UFJF presentear o munic?pio. "Estamos oferecendo informa?es qualificadas sobre a cidade", comemora.

O diretor afirma ainda que o primeiro Guia Tur?stico Impresso de Juiz de Fora - na internet os internautas podem contar com o caderno de Turismo do Portal ACESSA.com (saiba mais) - conta com um detalhe que o torna diferente dos guias tur?sticos comuns. "Al?m de colocarmos foto, fazemos uma descri??o, um breve hist?rico dos patrim?nios da cidade, isso ? inovador", orgulha-se.

O lan?amento do Guia Tur?stico acontece neste dia 14 de dezembro, ?s 19h, no Museu de Arte Moderna (MAM) e, a partir da pr?xima segunda-feira, 17, j? estar? nas bancas. Botti fala ainda, que a id?ia ? colocar o Guia tamb?m nos hot?is. "Estamos em negocia?es com alguns hot?is para disponibilizar um exemplar em cada quarto".

Para o futuro, Botti espera que os ?rg?os respons?veis fa?am um guia sobre a cidade de igual qualidade, mas se n?o houver iniciativa, outras edi?es podem surgir." N?o ? responsabilidade da UFJF fazer um Guia Tur?stico, mas se n?o houver outro guia, vamos atualizar este. Depois do primeiro fica mais f?cil", explica.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora