Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 atualizada ?s 17h58

Expominas JF ainda n?o divulgou calend?rio de eventos para 2008, mas Instituto C?ndido Tostes j? confirmou que Congresso de Latic?nios vai ser no local


Thiago Werneck
Rep?rter

O maior espa?o de eventos de Juiz de Fora, Expominas, ainda n?o teve calend?rio divulgado para 2008. A Companhia de Desenvolvimento Econ?mico de Minas Gerais (Codemig), que administra o espa?o, afirma que o calend?rio de eventos ainda est? sendo fechado e s? poder? ser divulgado nessa sexta-feira, dia 25 de janeiro.

Por?m um dos maiores eventos que j? aconteceu no local, o Congresso de Latic?nios do Instituto C?ndido Tostes j? est? confirmado para o Expominas, entre os dias 14 e 17 de julho. Essa ser? a segunda vez que o evento acontece no espa?o que agradou apesar da falta de linha para telefonia m?vel.

O Expominas de Juiz de Fora foi planejado para receber cerca de 50 eventos por ano, mas por enquanto a meta est? longe de ser alcan?ada. Um espa?o em que j? foi investido R$ 65 milh?es e que deixou de realizar grandes eventos por falta de infra-estrutura.

O primeiro problema detectado foi a falta de um acesso seguro para sair da BR-040 e entrar no local. A falta de telefonia celular tamb?m atrapalha. Problemas que, quase dois anos depois, come?am a ser solucionados. O acesso foi reformado e as empresas de celular devem colocar uma antena conjunta para atender o espa?o, ainda em 2008.

O espa?o tem uma ?rea total de 180 mil m2; Pavilh?o de exposi?es com 13 mil m2: N?cleo para conven?es; sala de conven?es com 2 mil lugares; ?rea de multi-eventos para abrigar at? 12 promo?es; seis salas de apoio com capacidade para 270 pessoas cada uma.

As salas podem ser unidas em tr?s grupos, cada bloco com capacidade para 800 pessoas, ou em um grande espa?o para 1.600 pessoas; estacionamento para 2 mil ve?culos; Espa?o para cabine de tradu??o simult?nea; telefones p?blicos e ?reas administrativa, sanit?ria, de seguran?a e de atendimento m?dico.

Mesmo com toda essa estrutura eventos foram cancelados por dificuldades no acesso. Um exemplo, ? o Action Fair Brasil, encontro de esportes radicais, programado para maio e impedido de ser realizado em Juiz de Fora. A expectativa ? de que ele injetasse na cidade R$ 20 milh?es.