Terça-feira, 12 de fevereiro de 2008 atualizada às 18h

Aproximadamente 50 eventos estão programados e confirmados em Juiz de Fora, que foram captados e são apoiados pelo Convention Bureau da cidade


Sílvia Zoche
Subeditora

O balanço do calendário de eventos no ano passado, em Juiz de Fora, foi considerado positivo pelo Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau (JFRC&VB), já que aconteceu um aumento do número de eventos de cerca de 30% em relação a 2006. Segundo o presidente do JFRC&VB, Marco Antônio de Menezes, em 2007 foram 167 com apoio e captação do Convention, 37 a mais do que em 2006.

O presidente explica que os eventos que passam pelo JFRC&VB preencher alguns requisitos para fazerem parte da associação sem fins lucrativos, como por exemplo, ter um promotor de eventos.

Para 2008, já estão programados aproximadamente 50 eventos, entre locais, regionais e nacionais, o que inclui os do calendário fixo de Juiz de Fora, como explica a assessora executiva Patrícia Gonçalves. "Três dos eventos captados este ano são inéditos na cidade", diz. O 33º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro; o 16º Congresso Nacional de Automática, de 14 a 17 de setembro; e o 7º Congresso Brasileiro de Direito Médico, de 13 a 15 de novembro. "No Congresso de Automática, Juiz de Fora concorreu com Foz do Iguaçu e no de Direito Médico, a cidade concorreu com Recife. O que mostra que Juiz de Fora consegue, pouco a pouco, se destacar", diz Marco Antônio.

Para captação de eventos de fora da cidade, Marco Antônio diz que são necessários de dois a três anos de trabalho para atrair os eventos para a cidade. Patrícia lembra que há uma preocupação em saber qual a imagem que os participantes de fora terão da cidade. "Eles vão divulgar a cidade". Por isso, Marco Antônio acredita que qualquer evento precisa ter pontos que agreguem valores aos congressos realizados. E cita que Juiz de Fora precisa ter pontos turísticos desenvolvidos. "São pontos de interesse, com grande potencial, como o Parque da Lajinha e Chapéu D'Uvas".

Dados de 2007

Em 2007, a maioria dos 167 eventos realizados em Juiz de Fora foram de caráter regional, somando 60 eventos. Além disso, aconteceram 52 eventos locais, 19 estaduais, 26 nacionais e dez de abrangência internacional. Veja no gráfico abaixo:

Fonte: JFRC&VB

Entre tipos de eventos, Juiz de Fora se destaca pelos científicos, foram 80 eventos do gênero. Segundo Menezes, isso acontece porque a cidade possui grande número de instituições de ensino superior Em segundo lugar, estão os desportivos, 35 ao todo. Além destes estão os 22 eventos artísticos, 17 eventos promocionais, dez eventos de lazer e três eventos culturais.

Fonte: JFRC&VB

O público total foi de 852.825 participantes nos eventos. O público-alvo foram estudantes, profissionais da área, especialistas, colecionadores, pesquisadores e atletas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.