Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 19h

Operadoras e entidades do turismo querem se reunir para discutir problemas no Expominas de Juiz de Fora



S?lvia Zoche
Subeditora

Programar e organizar um evento exige, entre outros fatores, dedica??o, conhecimento e disciplina. Por isso, ? importante pesquisar e encontrar o local ideal, que esteja de acordo com o objetivo de p?blico que se quer atingir; saber o n?mero estimado de pessoas, os recursos dispon?veis e se o espa?o est? em conformidade com a legisla??o do munic?pio.

Estas s?o algumas das muitas dicas que o presidente do Juiz de Fora e Regi?o Convention & Visitors Bureau (JFRC&VB), Marco Ant?nio de Menezes comenta. "Por exemplo, se um espa?o s? tem carga de rede el?trica para ilumina??o, n?o d?, porque eventos n?o t?m somente ilumina??o. Ele vai precisar se adaptar".

Sinal de telefonia fixa e celular e internet, s?o primordiais para a comunica??o. "Congressos, feiras s?o eventos de neg?cio. Ningu?m vai para n?o comercializar. E o neg?cio depende de contato, de comunica??o", diz Menezes.

Em Juiz de Fora, os espa?os catalogados pelo Convention Bureau at? agora est?o em conformidade com os pr?-requisitos para realiza??o de eventos. Mas o maior espa?o para eventos de neg?cios, com 4.860 metros quadrados, continua com problemas de telefonia celular e internet.

Segundo o presidente do JFRC&VB, Juiz de Fora possui uma lei de telefonia celular que ? restritiva e que existe uma lei espec?fica para a instala??o de celular naquela ?rea. "S? que as operadoras [de celular] querem uma lei mais abrangente, para toda a cidade", comenta, opinando que o Expominas se transformou em um "elemento de press?o" para que a lei municipal do celular mude.

Imagem do mapa Por isso, existe a possibilidade de uma reuni?o ser agendada para a pr?xima semana para falar sobre o caso. "Ainda n?o foi confirmada, mas deve ser na Associa??o Comercial. S? que n?o ? para discutir, porque j? existe uma lei municipal". Se o caso da internet ser? um dos temas desta reuni?o, Menezes n?o sabe falar. "S? indo pra descobrir". Mas ele comenta que os problemas relacionados ? internet foi a falta de cabeamento e distribui??o no espa?o, "porque existe fibra ?tica", diz.

Com v?rios eventos cancelados em 2007 por falta de infra-estrutura, como o Simp?sio das Unimeds de Minas Gerais (XX Suemg), o Semin?rio Unicred Central MG (VIII Sucred), Menezes admite que o espa?o caiu em descr?dito no ano passado e que isso prejudica n?o s? os organizadores de eventos, mas como o turismo de neg?cios em Juiz de Fora. O Congresso de Latic?nios foi realizado, pela primeira vez, no local, em julho de 2007, e enfrentou problemas com a telefonia celular e a internet.

Depois disso, o Convention se reuniu com todas as entidades ligadas a eventos na cidade, como o Sindicato dos Hot?is, Bares e Restaurantes, Associa??o Comercial e Associa??o de Ag?ncias de Viagens. "Mostramos que o problema n?o era s? do Convention, mas de todos". Por isso, uma carta foi redigida ? Companhia de Desenvolvimento Econ?mico de Minas Gerais (Codemig). "Escrevemos sobre os transtornos e conseq??ncias que isto estava gerando para todos. Depois disso, a Codemig decidiu em agosto - ainda teve um evento nesse m?s - que s? iria aceitar eventos depois que os problemas fossem solucionados", conta Menezes.

A expectativa do presidente do JFRC&VB ? de que este ano tudo seja solucionado, porque j? existem eventos agendados no Expominas. "Esse ano, tenho quase que certeza, vamos ter os nossos problemas saneados e vamos ter orgulho do Expominas Juiz de Fora".

Invent?rio da oferta tur?stico

Uma pesquisa est? sendo realizada em Juiz de Fora, pelo Convention Bureau, para englobar todos os espa?os, tanto abertos quanto fechados, capazes de receber eventos. A expectativa de Menezes ? conseguir criar categorias para agrup?-los de acordo com o que ele pode absorver, a exemplo como os hot?is s?o classificados com estrelas.

A revista lan?ada em julho de 2007, Show Case, foi distribu?da pelo pa?s e no exterior para que os organizadores e promotores de eventos conhe?am os espa?os j? catalogados pelo Convention Bureau. Na revista, a pessoa sabe, por exemplo, o tamanho do local, seu endere?o, o n?mero de pessoas e confere as datas do calend?rio cultural da cidade. Para encontrar a revista, Menezes indica procurar na secretaria de turismo de sua cidade.