Variedades artísticas para atrair turistas no Corpus Christi Data é celebrada com missas, procissões, música e flores em Minas. Tapetes de serragem continuam como um dos grandes atrativos desta celebração



Marinella Souza
*Colaboração
21/05/08

Minas Gerais se prepara para celebrar o dia de Corpus Christi. Aproveitando que a data proporcionou um feriado prolongado em 2008, algumas cidades não se limitaram ao calendário religioso e prepararam atrações artísticas para comemorar a data.

Juiz de Fora é uma das cidades na rota turística do estado, que festeja o momento da celebração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo durante a última ceia com os apóstolos.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Arquidiciose de Juiz de Fora, algumas paróquias da cidade continuam com a tradição de confecçionar tapetes de rua, que atraem a atenção dos que passam pela cidade. Confira a programação de algumas igrejas católicas de Juiz de Fora e, em seguida, de algumas cidades históricas de Minas Gerais.

Juiz de Fora

Na Paróquia de Santa Luzia, a partir de 05h de quinta-feira, dia 22 de maio, as ruas Ingrácia Pinheiro e Avenida Santa Luzia ficam interditadas para a confecção dos tapetes de 33 tapetes com a medida de 7m X 3m, e, entre eles, uma passarela de 5m X 1m. A missa começa às 09h na igreja matriz (Rua Ingrácia Pinheiro, 160, bairro Santa Luzia). Em seguida, a procissão segue caminho pelo seguinte trajeto: Ruas Ingrácia Pinheiro, Nunes Leal, Porto das Flores, Água Limpa, Torreões, Avenida Ibitiguaia e Avenida Santa Luzia retornando à matriz (veja mapa de ruas).

Trinta e três tapetes também vão ser confeccionados por, aproximadamente, 300 pessoas que fazem parte do Ipiranga e bairros vizinhos, que fazem parte da Paróquia São Pio X (Rua Walter Nascimento Campos, 20). O mutirão para a fabricação dos moldes dos tapetes, com 3m X 4m cada um, começa na quarta, dia 21 de maio. A missa está marcada para às 09h, momento em que também acontece a a doação de alimentos não-perecíveis para as obras sociais da paróquia, segundo a assessoria da Arquidiciocese. A procissão sai pelas ruas do bairro Ipiranga logo após a celebração.

Matias Barbosa

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça Manoel de Castro, 78) prepara mais de 20 tapetes, com 3m X 5m cada, com a temática de Corpus Christi e também a Campanha da Fraternidade 2008, a Defesa da Vida. Alunos e agentes das pastorais da igreja participam da confecção dos tapetes, que ficam ao lonfo da rua Doutor José Mariano, no centro de Matias Barbosa. A missa acontece às 17h e, em seguida, os fiéis saem em procissão.

Ouro Preto

Segundo a assessoria da Prefeitura de Ouro Preto a grande atração da cidade para esse feriado é a procissão dos tapetes de serragem montados ainda nesta madrugada. Ao todo são três quilômetros de tapete enfeitando as ladeiras de Ouro Preto. A procissão sai da matriz de Nossa Senhora do Pilar e segue até a igreja Nossa Senhora da Conceição.

No distrito de Santa Rita de Ouro Preto, os fiéis celebram também o dia de sua padroeira. Entre os dias 21 e 24 de maio vão acontecer missas, shows e procissões. O destaque das comemorações fica por conta do desfile dos carros alegóricos contando a vida de Santa Rita, que acontece no domingo, dia 25.

Diamantina

Foto 
da Igreja de São Francisco, da cidade Mariana Em Diamantina, a festa começa nesta quarta-feira, 21 com a seresta dos padres do Seminário Sagrado Coração de Jesus saindo da igreja São Francisco e percorrendo o circuito do centro histórico até a igreja do Rosário.

Na quinta, dia 22, às 16 horas, acontece uma missa na Catedral Metropolitana de Diamantina, seguida por uma procissão que vai até o Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Ainda na quinta-feira, as pessoas podem apreciar a decoração da rua com os tapetes de serragem que, segundo informações da prefeitura de Diamantina, é o ponto alto da festa. Nessa época, a cidade recebe grande fluxo de turistas atraídos pela competição dos tapetes de serragem.

Mas as comemorações não param por aí. Diamantina é uma das cidades que aproveitou o feriado prolongado para estender a festa e no dia 23, acontece a Seresta JK, às 21h, saindo da praça JK. E no dia 24, o turista pode aproveitar a feira de artesanato e comidas típicas da região.

Mariana

Foto
de tapete de serragem nas ruas de Mariana Em Mariana, a festa começa às 08 horas com missa na basílica Nossa Senhora da Assunção (ou igreja da Sé), seguida de procissão pelo centro histórico até a praça São Pedro, onde acontece a bênção dos fiéis. Os tapetes de serragem também são atrações na cidade e podem ser observados no trajeto das procissões.

Segundo informações da prefeitura de Mariana, Serragem tingida, areia branca e pó de café são alguns dos materiais utilizados pelos moradores, responsáveis pela confecção dos tapetes.

Um detalhe que faz a diferença é a decoração das janelas do casario colonial. Os moradores enfeitam janelas e sacadas com colchas e cortinas coloridas. A festividade é encerrada com procissão que parte do bairro Cartuxa em direção à igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Tiradentes

Foto 
de uma rua em Tiradentes Em Tiradentes, ocorre uma procissão às 17 horas e a festividade continua pelo restante do feriado, sempre no Largo das Forras. Segundo a prefeitura de Tiradentes, o local será palco de atrações artísticas.

Na sexta-feira, 23, tem o espetáculo Vinícius poemas, crônicas e canções e a apresentação do ator Jaime Leibovipch e dos músicos Maria do Céu e Franco Lanes. No dia 24, será a vez do grupo Cantinho do Céu apresentar uma seresta também, as 21 horas.

Outras cidades

Foto
do interior de uma igreja de São João del Rei Segundo o site do Ministério do Turismo, outras cidades mineiras também se preparam para a data. Em São João Del Rei, está programada missa na Catedral Nossa Senhora do Pilar, às 09h30 e à tarde, uma procissão pelas ruas da cidade.

Caxambu organiza uma procissão saindo da igreja Matriz Nossa Senhora da Consolação a partir de O5h do dia 22.

Em São Lourenço, entre os dias 22 e 25 de maio acontecem missas, procissão e a 1ª Mostra de Orquídeas, além de uma apresentação do programa Minas ao Luar.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.