S?bado, 23 de maio de 2008 atualizada ?s 12h26

Igreja Melquita comemora anivers?rio com selo e carimbo comemorativos



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Para comemorar os 50 anos da Igreja Melquita foram lan?ados um selo comemorativo e um carimbo, que v?o estar a disposi??o dos juizforanos at? o dia 23 de julho, apenas na Ag?ncia Central dos Correios, na rua Marechal Deodoro, e na Igreja Melquita.

Ap?s essa data, o selo segue para o Museu Permanente dos Correios, em Bras?lia, e vai ser publicado na Revista Filat?lica, oficial dos Correios, onde fica ? disposi??o dos colecionadores do mundo todo. Segundo o padre respons?vel pela Igreja h? 14 anos, Jo?o Carlos Teodoro, diz que ? a primeira vez que uma igreja, em Juiz de Fora, lan?a um selo comemorativo.

Ele tem a foto da Melquita e ? acompanhado de outro selo com com o mapa do Brasil e a foto de um Ip?. Os dois n?o podem ser vendidos ou usados separadamente. Cada selo custa R$ 1,25.

Al?m da alegria de comemorar o anivers?rio da Melquita, o padre Teodoro tamb?m comemora o t?tulo de monsenhor, concedido pelo papa. "Estou satisfeito, pois este ? o reconhecimento do meu trabalho". Quanto ao fato de ser transferido para outra igreja, ele tranq?iliza os fi?is. "Fui feito para c?", afirma, dizendo que na tradi??o bizantina n?o ? costume trocar o padre de uma par?quia.

"O padre ? o pai da fam?lia e ela n?o muda de pai. Eu assumi essa fam?lia paroquial e vou ficar aqui at? morrer", diz.