JF na rota da segunda edição da Primavera dos Museus Parque Mariano Procópio e Museu do Crédito Real participam da Primavera dos Museus - evento agita os museus de todas as regiões brasileiras



Daniele Gruppi
Repórter
19/09/2008

O Museu do Crédito Real e o Parque Mariano Procópio participam da segunda edição da Primavera dos Museus, junto com mais de 200 instituições culturais do Brasil. O evento é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de incentivar a visitação pelos museus de todo o país.

Em Juiz de Fora, as instituições prepararam uma programação especial para integrar o evento, que acontece durante este final de semana, 20 e 21 de setembro. O Museu do Crédito Real promove duas exposições, enquanto o Parque Mariano Procópio, desenvolve atividades ecológicas.

Programação Museu do Crédito Real

O Museu do Crédito Real convida os juizforanos a conferirem e exposição Vitrines Itinerantes, que reúne 40 imagens pictográficas do acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte, assim como textos informativos sobre a instituição. A mostra fica em cartaz do dia 20 de setembro a 19 de outubro.

No mesmo período, o Museu recebe também a exposição Sertão Encarnado, promovendo um encontro literário entre João Guimarães Rosa e outros três grandes escritores brasileiros que trabalharam o tema, sertão, em suas obras: Euclides da Cunha (1866-1909), Afonso Arinos (1868-1916) e Graciliano Ramos(1892-1953). A exposição tem percorrido várias cidades do interior de Minas Gerais a fim de homenagear os cem anos de nascimento de Guimarães Rosa (1908-1967).

Foto de fragmentos de um texto de Guimarães Rosa Foto de uma imagem da exposição
Programação Parque Mariano Procópio

A Fundação Mariano Procópio oferece visitas orientadas e plantio de mudas de árvores para integrantes do Clube da Caminhada, neste sábado dia 20 de setembro, das 09h às 11h30. Promove ainda o relançamento do projeto Tesouros do Parque, que consiste em destacar mensalmente uma árvore com um cartaz explicativo sobre suas importâncias histórica, ecológica e medicinal, características peculiares e curiosas das espécies, além dos períodos de floração e frutificação.

As atividades se estendem até o domingo, dia 21 de setembro. No dia, haverá o reconhecimento das principais árvores e plantio de mudas com participantes do Clube Ecológico e visitas orientadas por guias bilíngües da Fundação pelo Parque, das 14h30 às 16h30.

Foto do Parque Museu Mariano Procópio Foto do Parque Museu Mariano Procópio

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.