JF na rota da segunda edi??o da Primavera dos Museus Parque Mariano Proc?pio e Museu do Cr?dito Real participam da Primavera dos Museus - evento agita os museus de todas as regi?es brasileiras



Daniele Gruppi
Rep?rter
19/09/2008

O Museu do Cr?dito Real e o Parque Mariano Proc?pio participam da segunda edi??o da Primavera dos Museus, junto com mais de 200 institui?es culturais do Brasil. O evento ? promovido pelo Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional (Iphan) com o objetivo de incentivar a visita??o pelos museus de todo o pa?s.

Em Juiz de Fora, as institui?es prepararam uma programa??o especial para integrar o evento, que acontece durante este final de semana, 20 e 21 de setembro. O Museu do Cr?dito Real promove duas exposi?es, enquanto o Parque Mariano Proc?pio, desenvolve atividades ecol?gicas.

Programa??o Museu do Cr?dito Real

O Museu do Cr?dito Real convida os juizforanos a conferirem e exposi??o Vitrines Itinerantes, que re?ne 40 imagens pictogr?ficas do acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte, assim como textos informativos sobre a institui??o. A mostra fica em cartaz do dia 20 de setembro a 19 de outubro.

No mesmo per?odo, o Museu recebe tamb?m a exposi??o Sert?o Encarnado, promovendo um encontro liter?rio entre Jo?o Guimar?es Rosa e outros tr?s grandes escritores brasileiros que trabalharam o tema, sert?o, em suas obras: Euclides da Cunha (1866-1909), Afonso Arinos (1868-1916) e Graciliano Ramos(1892-1953). A exposi??o tem percorrido v?rias cidades do interior de Minas Gerais a fim de homenagear os cem anos de nascimento de Guimar?es Rosa (1908-1967).

Foto de fragmentos de um texto de Guimar?es Rosa Foto de uma imagem da exposi??o
Programa??o Parque Mariano Proc?pio

A Funda??o Mariano Proc?pio oferece visitas orientadas e plantio de mudas de ?rvores para integrantes do Clube da Caminhada, neste s?bado dia 20 de setembro, das 09h ?s 11h30. Promove ainda o relan?amento do projeto Tesouros do Parque, que consiste em destacar mensalmente uma ?rvore com um cartaz explicativo sobre suas import?ncias hist?rica, ecol?gica e medicinal, caracter?sticas peculiares e curiosas das esp?cies, al?m dos per?odos de flora??o e frutifica??o.

As atividades se estendem at? o domingo, dia 21 de setembro. No dia, haver? o reconhecimento das principais ?rvores e plantio de mudas com participantes do Clube Ecol?gico e visitas orientadas por guias bil?ng?es da Funda??o pelo Parque, das 14h30 ?s 16h30.

Foto do Parque Museu Mariano Proc?pio Foto do Parque Museu Mariano Proc?pio