JF na rota da segunda edição da Primavera dos Museus Parque Mariano Procópio e Museu do Crédito Real participam da Primavera dos Museus - evento agita os museus de todas as regiões brasileiras
Repórter
19/09/2008
O Museu do Crédito Real e o Parque Mariano Procópio participam da segunda edição da Primavera dos Museus, junto com mais de 200 instituições culturais do Brasil. O evento é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de incentivar a visitação pelos museus de todo o país.
Em Juiz de Fora, as instituições prepararam uma programação especial para integrar o evento, que acontece durante este final de semana, 20 e 21 de setembro. O Museu do Crédito Real promove duas exposições, enquanto o Parque Mariano Procópio, desenvolve atividades ecológicas.
Programação Museu do Crédito Real
O Museu do Crédito Real convida os juizforanos a conferirem e exposição Vitrines Itinerantes, que reúne 40 imagens pictográficas do acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte, assim como textos informativos sobre a instituição. A mostra fica em cartaz do dia 20 de setembro a 19 de outubro.
No mesmo período, o Museu recebe também a exposição Sertão Encarnado, promovendo um encontro literário entre João Guimarães Rosa e outros três grandes escritores brasileiros que trabalharam o tema, sertão, em suas obras: Euclides da Cunha (1866-1909), Afonso Arinos (1868-1916) e Graciliano Ramos(1892-1953). A exposição tem percorrido várias cidades do interior de Minas Gerais a fim de homenagear os cem anos de nascimento de Guimarães Rosa (1908-1967).


Programação Parque Mariano Procópio
A Fundação Mariano Procópio oferece visitas orientadas e plantio de mudas de árvores para integrantes do Clube da Caminhada, neste sábado dia 20 de setembro, das 09h às 11h30. Promove ainda o relançamento do projeto Tesouros do Parque, que consiste em destacar mensalmente uma árvore com um cartaz explicativo sobre suas importâncias histórica, ecológica e medicinal, características peculiares e curiosas das espécies, além dos períodos de floração e frutificação.
As atividades se estendem até o domingo, dia 21 de setembro. No dia, haverá o reconhecimento das principais árvores e plantio de mudas com participantes do Clube Ecológico e visitas orientadas por guias bilíngües da Fundação pelo Parque, das 14h30 às 16h30.

