Quinta-feira, 02 de outubro de 2008 atualizada às 12h58

Obras do Prédio Mariano Procópio recomeçam pelo telhado por causa do período chuvoso



* Da Redação

Os trabalhos de restauração do Prédio Mariano Procópio tiveram início esta semana, desde segunda-feira, dia 1º de outubro. As obras começaram inicialmente no telhado, área que necessita de atenção emergencial devido ao risco do período de chuvas. A restauração também se estende ao entorno do prédio, incluindo piso e guarda-corpo, e para a subestação, gerador de energia para o parque e casas históricas.

A liberação do repasse de verbas, com acompanhamento de execução por parte da Controladoria Geral da União (CGU), decorreu depois de, aproximadamente, um mês de espera. A decisão foi tomada no último dia 15 de setembro, em que a direção da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) se reuniu com a Caixa Econômica Federal para discutir processos referentes ao reinício das obras.

O resultado positivo para a Mapro consiste na liberação do restante do valor total de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, com contrapartida de R$ 210 mil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), suspendido no dia 15 de julho.

A decisão de suspender o repasse de verbas para 119 municípios envolvidos na Operação João de Barro, incluindo Juiz de Fora, foi tomada por orientação da CGU. Logo após esta decisão, a equipe da Mapro se mobilizou para garantir a proteção do patrimônio histórico que poderia ficar em risco sem o andamento normal de sua restauração. O processo referente à restauração da Villa ainda continua em análise na Caixa, e o repasse deverá ser liberado após período eleitoral.

* Informações com base no release enviado pela Prefeitura de Juiz de Fora

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.