Quinta-feira, 02 de outubro de 2008 atualizada às 12h58
Obras do Prédio Mariano Procópio recomeçam pelo telhado por causa do período chuvoso
Os trabalhos de restauração do Prédio Mariano Procópio tiveram início esta semana, desde segunda-feira, dia 1º de outubro. As obras começaram inicialmente no telhado, área que necessita de atenção emergencial devido ao risco do período de chuvas. A restauração também se estende ao entorno do prédio, incluindo piso e guarda-corpo, e para a subestação, gerador de energia para o parque e casas históricas.
A liberação do repasse de verbas, com acompanhamento de execução por parte da Controladoria Geral da União (CGU), decorreu depois de, aproximadamente, um mês de espera. A decisão foi tomada no último dia 15 de setembro, em que a direção da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) se reuniu com a Caixa Econômica Federal para discutir processos referentes ao reinício das obras.
O resultado positivo para a Mapro consiste na liberação do restante do valor total de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, com contrapartida de R$ 210 mil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), suspendido no dia 15 de julho.
A decisão de suspender o repasse de verbas para 119 municípios envolvidos na Operação João de Barro, incluindo Juiz de Fora, foi tomada por orientação da CGU. Logo após esta decisão, a equipe da Mapro se mobilizou para garantir a proteção do patrimônio histórico que poderia ficar em risco sem o andamento normal de sua restauração. O processo referente à restauração da Villa ainda continua em análise na Caixa, e o repasse deverá ser liberado após período eleitoral.
* Informações com base no release enviado pela Prefeitura de Juiz de Fora