Segunda-feira, 10 de novembro de 2008 atualizada às 11h50

Bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil é comemorado com um festival gastronômico temático



Marinella Souza
*Colaboração

Os moradores de Juiz de Fora que gostam de turismo e gastronomia podem programar uma visita a Petrópolis, que fica a aproximadamente 126 quilômetros da cidade mineira, entre os dias 13 e 23 de novembro. Durante este período, acontece o VIII Petrópolis Gourmet, que possui como tema a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil há 200 anos.

Estima-se que os hotéis de Petrópolis registrem 35% de aumento do movimento entre os dias 13 e 23 de novembro. Já para os restaurantes a expectativa é um pouco maior, acréscimo de 40% no movimento.

O diretor da empresa organizadora do evento, Flávio Câmara, explica que aliar a questão histórica ao festival é uma inovação de 2008. Para isso, o evento conta com a participação de uma curadora e historiadora que deu o suporte teórico necessário para a elaboração dos pratos.

Os 29 restaurantes participantes apresentam pratos da época em vários formatos: sejam releituras ou na íntegra. "Estamos fazendo uma integração da questão social, através das releituras de época ao caráter gastronômico. Contamos com o apoio de uma faculdade de Nutrição da cidade que vai ministrar palestras educativas para os participantes", explica.

Ao todo são 548 mesas disponíveis durante os nove dias de evento, totalizando 2.192 assentos nos quais as pessoas podem degustar o menu especialmente preparado para o festival.

Crianças e adultos podem saborear os pratos de época e participar de oficinas e palestras sobre gastronomia. No encerramento, acontece um baile de máscaras para 200 pessoas, que pretende retratar o último baile do império. O convite dá direito ao banquete imperial e à máscara.

Além da Família Real, um importante chef de Petrópolis será homenageado dando nome a uma cozinha experimental. Trata-se de Dical Braconnot, morto há 20 dias.

Parte da renda adquirida no VIII Petrópolis Gourmet vai ser revertida em ações de caridade. "Vamos pegar a renda e comprar mantimentos para uma instituição da cidade", diz. O evento conta, ainda, com o Mercado Gourmet, onde vai ter artesanato temático, apresentações culturais e degustação. Também estão programadas uma corrida de garçons e uma confraternização no último dia, onde será possível degustar pratos típicos da culinária brasileira preparados pelos chefes de cozinha locais.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...