Quinta-feira, 18 de dezembro 2008, atualizada ?s 16h18

Fotografias do Mapro passam por a??o de conserva??o preventiva

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O acervo fotogr?fico do Museu Mariano Proc?pio (Mapro), composto por cerca de 18 mil fotografias, recebe o tratamento de conserva??o preventiva para evitar preju?zo aos arquivos. As pe?as mais raras passam por processo de higieniza??o e pequenas a?es de restaura??o. As fotografias s?o tamb?m entrefolhadas com material de pH neutro para garantir a integridade das pe?as.

De acordo com a chefe do Departamento de Acervo T?cnico (DAT) do museu, Maria Salete Figueira, o projeto faz parte de uma a??o preventiva para que a deteriora??o do acervo n?o cause a necessidade de restaura?es mais complexas nos materiais. Todo o trabalho ? coordenado pelo DAT e segue as orienta?es dos cadernos t?cnicos do Centro de Conserva??o e Preserva??o Fotogr?fica da Funda??o Nacional de Artes (Funarte).

Fazem parte do acervo as cole?es da Fam?lia Imperial, da fam?lia Ferreira Lage, da Carri?o Film, fotos hist?ricas de Juiz de Fora e doa?es da fam?lia de Pantaleoni Arcuri. Materiais de fot?grafos importantes como o da Fam?lia Imperial, Insley Pacheco, tamb?m comp?em o arquivo.

Como o pr?dio do museu passa por obras de restaura??o, os pedidos de pesquisa est?o, temporariamente, suspensos. Mas as solicita?es podem ser feitas atrav?s do e-mail maprojornalismo@pjf.mg.gov.br.

Foto do trabalho de restaura??o Foto do trabalho de restaura??o