Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009, atualizada às 19h

Juiz de Fora apresenta condições adequadas para desenvolver atividades turísticas

Da Redação

Estudo revela que Juiz de Fora tem condições adequadas para desenvolver atividades turísticas, alcançando média de 60,7, acima da estadual que foi de 50,3. Este é o resultado da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-MG) que analisou 13 aspectos, de dez destinos indutores do turismo em Minas Gerais.

As maiores médias alcançadas pela Manchester Mineira foram nos quesitos infraestrutura geral (72,8), políticas públicas (77,4), capacidade empresarial (72,9) e aspectos ambientais (82). Porém a cidade ficou abaixo da média estadual nos itens monitoramento e cooperação regional. As outras variáveis observadas foram acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, economia local e aspectos sociais e culturais.

Além de dados estatísticos, a pesquisa traz propostas para melhoria da competitividade turística de Juiz de Fora. O estudo propõe que sejam estabelecidos critérios de monitoramento dos impactos sociais, culturais e ambientais do turismo sobre o destino, e que haja busca de parcerias com as instituições de ensino superior para a elaboração das pesquisas de oferta e demanda. A elaboração do Inventário da Oferta Turística (Invitur) também é mencionada como forma de envolver o empresariado local na coleta de dados.

Como ações práticas, a pesquisa indica a necessidade de melhoria da qualidade do serviço de táxi ofertado, de capacitação da Guarda Municipal quanto ao atendimento ao visitante e da instalação de um centro de informação turística fixo. O documento propõe a otimização do Expominas-JF, a reativação do Projeto Viver Juiz de Fora, como um produto turístico diferencial, e a reabertura do Museu Mariano Procópio, para seu reposicionamento como atrativo na cidade.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.