Segunda-feira, 3 de outubro de 2011, atualizada às 19h26

Trem turístico de passageiros na Zona da Mata poderá ser reativado com a criação de comissão

Jorge Júnior
Repórter
trem

A criação de uma comissão para reativar o trem turístico de passageiros, nas regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, é a proposta do diretor do departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Ricardo Sartine, que será discutida nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Belo Horizonte, com o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Sérgio Barroso. "O projeto pretende resgatar o passeio turístico de trem que liga Matias Barbosa a Barbacena", explica.

De acordo com o responsável pela iniciativa, a ideia visa aumentar o turismo da região, por meio da ativação do antigo Xangai, com o objetivo de dar mais visibilidade às cidades, uma vez que Juiz de Fora e Matias Barbosa podem ser selecionadas como subsedes da Copa de 2014.

"Existem muitas cidades interessadas na implantação do projeto, mas como o custo é elevado, vamos precisar de apoio de instituições privadas e públicas", destaca. Com a criação da comissão, Sartine acredita que será possível conseguir recursos do Estado e do Governo Federal. "A intenção é conseguir parcerias públicas e privadas nas cidades interessadas."

A expectativa é de que a verba inicial para custear o projeto seja de R$ 250 mil. "Com esse dinheiro, acredito que seja possível fazer a manutenção da litorina que está parada, em Juiz de Fora. Será um impacto muito bom para o turismo e para o desenvolvimento da cidade, além de criar empregos", ressalta.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.