Sexta-feira, 6 de julho de 2018, atualizada às 13h11

Festival de Inverno de Petrópolis terá dez dias de atividades gratuitas

Da redação

O 18º Festival de Inverno de Petrópolis terá dez dias de atividades gratuitas. A programação começa hoje, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com apresentação da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO e do reconhecido Coral dos Canarinhos de Petrópolis, tendo como solista o organista Marco Aurélio Lischt e na regência o maestro Eder Paolozzi.

As festividades vão ocupar os principais palcos históricos e artísticos da Cidade Imperial: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa Stefan Zweig e Praça da Liberdade. A novidade deste ano é a inclusão do espaço gastronômico e cultural Cuba Pub que sediará a série  “Música da Serra”.

Com 10 dias de intensa programação, totalmente gratuita, o Festival promete repetir o sucesso das edições anteriores atraindo um grande público local e turistas, que serão contemplados com espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

Na programação constam vários concertos, shows de música popular brasileira, valorizando artistas locais e recitais de grandes talentos da música clássica.

No Palácio de Cristal, o público vai apreciar a série “SESI Cristal” que já virou tradição no espaço. A edição deste ano tem como título “Herdeiros de Jacob”, projeto criado e dirigido pelo jornalista, ator e diretor Haroldo Costa, que homenageia o centenário do compositor e instrumentista Jacob do Bandolim, com apresentações de grandes nomes como: Joel do Nascimento, Deo Rian, Ronaldo do Bandolim e Henrique Cazes e Hamilton de Holanda. Oficinas infantis e um concerto de encerramento também estão entre as atrações no local.

O Museu Imperial, palácio construído pelo Imperador D. Pedro II para abrigar sua família nos verões, que reúne as mais importantes coleções do Império, será cenário de uma das programações mais esperadas do evento: “Concertos ao Meio Dia”, uma proposta de formação de plateia e apoio à nova geração de pianistas: Felipe Naim, Patrícia Glatzl, Marina Spoladore, Ramon Theobaldi, Lígia Moreno, João Elias, Kátia Balloussier e Erika Ribeiro. O público também vai ser presenteado em “Concertos à Luz de Velas”, com apresentações do Duo Lontano (Alemanha – EUA), Duo Mignone e um recital de flauta e violoncelo com os músicos Geisa Felipe e Hugo Pilger. Outra atração é uma palestra sobre a história do piano intitulada “Grand Piano”, com Estevão Herman, apresentando projeções e gravações exclusivas de grandes nomes da história do instrumento.

No Theatro D. Pedro vão acontecer espetáculos oferecidos pela Fundação CESGRANRIO, como os musicais “Festa no Interior” e “Tributo a Djavan” com Marcus Brandão e “Raízes Indígenas” com o Coral Cênico. Também programadas apresentações do Duo Santoro e do conjunto Codex Sanctissima, e a peça teatral “Quem é Você” do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO, apresenta um espetáculo sobre bullying nas escolas.

Na Praça da Liberdade, “O Festival vai à Praça”, terá apresentações de grupos artísticos de alunos da rede municipal.

A Casa Stefan Zweig será cenários de dois recitais de poesia intitulados “Declamações Comentadas”, oferecidos pela Fundação CESGRANRIO.

O Cuba Pub, novo espaço gastronômico e cultural, será palco da série Música da Serra, com talentos da cidade em um espaço descontraído e convidativo. A primeira atração é um show do grupo Mariano Trio.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita. Pede-se a doação de 1 KG de alimento não perecível a serem arrecadados nos locais de espetáculos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.