MAT?RIA DE ARQUIVO

Andr? Nascimento
Do time do Clube Bom Pastor ? Sele??o Brasileira de V?lei

Emilene Campos
24/07/2001

A camisa da Sele??o Brasileira de Voleibol n?o ? a ?nica coisa em comum entre Andr? Nascimento e Giovane G?vio. A passagem pelo Clube Bom Pastor, a influ?ncia do treinador Fl?vio Vilela e o talento s?o caracter?sticas que acompanham os dois jogadores. Em entrevista exclusiva ao JFService, o n?mero 9 da sele??o contou, por telefone, detalhes sobre sua carreira e sua rela??o com Bernardinho.

Um "quase" juizforano
Juizforano de cora??o, Andr? nasceu em S?o Jo?o de Meriti, no Rio de Janeiro. Em Juiz de Fora, ele viveu apenas seis anos (dos 11 aos 16), tempo suficiente para fazer amigos na regi?o da Zona Norte (Benfica, Bairro Ara?jo e adjac?ncias) e conhecer o time juvenil de v?lei do Clube Bom Pastor. Ele lembra que naquela ?poca chegava a gastar at? uma hora no percurso entre sua casa e o local dos treinos, mas isso nunca foi empecilho para sua carreira. Ele estudava no per?odo da manh? na Escola Estadual Presidente Costa e Silva e, ? tarde, come?ava a "prepara??o f?sica", encarando as duas linhas de ?nibus que interligam os bairros.


Hoje, aos 22 anos, ele ? considerado um dos melhores atacantes da Sele??o e joga ao lado de seus ?dolos, os campe?es ol?mpicos de 1992. Foi um dos her?is a disputa dos jogos da Liga Mundial de V?lei, na qual o Brasil conquistou o bicampeonato, feito que o time n?o conseguia havia oito anos.

Quando come?ou a jogar v?lei na pracinha de Benfica, Andr? nem imaginava que um dia isso seria poss?vel. Mas os treinadores j? percebiam seu talento. "Lembro que Nestor e Fl?vio Vilela sempre falavam que eu tinha futuro, tinha tudo para crescer", recorda-se.

Outro incentivador importante foi seu primo, S?rgio Lu?s do Nascimento Mendes, que jogava em times da cidade e sempre o levava para assistir aos treinos. Essa era sua principal divers?o em JF. "N?o gostava muito de badalar. Ficava no meu bairro, curtindo a companhia dos amigos", conta.

Agora, viajando pelo mundo, quem o estimula ? outro ?dolo brasileiro, o t?cnico Bernardinho. Andr? n?o esconde a admira??o por ele. "Bernardinho exige bastante, voc? tem que estar 100%, ter muita aten??o no que faz, mas ao mesmo tempo d? for?a e passa muita confian?a aos atletas", revela o jogador.

Conex?o Minas - S?o Paulo
Antes de brilhar em competi?es mundiais, Andr? Nascimento passou por times de Minas Gerais e do interior de S?o Paulo. Depois de representar o Bom Pastor em partidas estaduais, Andr? foi escalado para a Sele??o Mineira de V?lei, com a qual teve a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro. Pouco tempo depois, surgia a chance de integrar a equipe juvenil da Sele??o Brasileira.

Em um dos treinos, ele foi descoberto pelo t?cnico do Esporte Clube Uni?o Suzano, onde jogou por um tempo. De l?, voltou para a sele??o do Minas T?nis Clube, onde atuou na equipe juvenil principal durante tr?s anos, at? ser convocado para a equipe adulta da Sele??o Brasileira

Feijoada na concentra??o
Como a sele??o prepara-se para a fase classificat?ria da Liga Mundial de 2002, Andr? treina cerca de seis horas di?rias. "Pela manh?, treinamos a parte f?sica, fazemos muscula??o e algum treino com bola. ? tarde, acontece o treino t?cnico", explica. Sua caracter?stica como jogador ? a for?a, mas atualmente est? procurando ganhar mais agilidade com a bola. Como todo atleta, Andr? tamb?m cuida da alimenta??o, mas ele n?o esconde de ningu?m que seu prato preferido ? feijoada.

Fam?lia juizforana
Apesar de ter nascido no estado do Rio, toda a fam?lia de Andr? ? juizforana, inclusive sua irm? de 16 anos, Ana Paula. Seus pais ainda residem no bairro Ara?jo. E no intervalo entre um treino e outro, Andr? mata a saudade dos parentes e do sossego da cidade. Hoje a satisfa??o contagia toda a fam?lia, mas quando as oportunidades come?aram a aparecer, seus pais ficaram apreensivos, j? que gostariam que ele tivesse uma carreira baseada nos estudos. Mas Andr? foi firme na op??o pelo v?lei e os pais apoiaram sua decis?o.

F? Clube de Andrezinho
Andr? Nascimento conta at? com um f? clube que disponibiliza reportagens, fotos e curiosidades sobre o jogador. No site http://fcandrezinho.hpg.com.br voc? encontra desde a foto da sele??o durante a conquista do campeonato da Liga Mundial de V?lei at? o filme predileto do atleta.

FICHA T?CNICA
  • Nome esportivo:
  • Andr?
  • Posi??o:
  • ponta
  • Nascimento:
  • 04/03/79
  • Peso:
  • 92 kg
  • Altura:
  • 1,94m
  • Time atual:
  • Telemig Celular/Minas