Quinta-feira, 14 de novembro de 2019, atualizada às 16h04

Petrópolis abre Natal Imperial nesta quinta-feira

Da redação

Começa nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Natal Imperial de Petrópolis (RJ). A cidade está nos últimos preparativos para o acender das luzes e a inauguração de toda decoração especial – que está pelos quatro cantos da cidade, mas principalmente no Centro Histórico. Um concerto abre a festa a partir de 19h no Palácio de Cristal. Toda programação organizada pela prefeitura é gratuita. Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato.

Para dar às boas vindas ao evento, se apresentam o Coral de Sinos do IPAE, o Vocal Somos Um e a orquestra Compasso Jazz Band. No dia seguinte, feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, o destaque da programação é a apresentação do padre Fábio de Melo, no Parque Municipal, em Itaipava, aberto ao público. A expectativa para todo o evento é superar o número de visitantes do ano passado, quando mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços da festa.

Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras.

A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.

Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 8, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.

Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.

ACESSA.com - Petr?polis abre Natal Imperial nesta quinta-feira