Torta de atum é opçâo barata e saud?vel para substituir o bacalhau

Por

Joana Kamil 20/4/2011



Torta de atum. Uma opção barata e saudável para substituir o bacalhau

O atum ainda é pouco usado na culinária do dia a dia, mas ele é muito importante para nossa saúde. O peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e está à disposição de todos na versão em lata. Mas, fica a dica: prefira o atum conservado em água, assim você evita o consumo excessivo de óleo na refeição.

Existem vários motivos de se consumir mais atum: previne doenças cardiovasculares, regula a pressão arterial, alivia os sintomas de doenças inflamatórias da pele e ainda ajuda a diminuir os sintomas da depressão.

Atum combina perfeitamente com tomate, tanto no sabor quanto na saúde. O tomate é um alimento rico em vitamina C, que ajuda a regular o processo metabólico e a fortalecer as estruturas celulares do corpo, conservando a boa saúde.

Para acentuar o sabor dessa receita, bastante cebola. Quanto mais cebola, mais controlados os níveis de colesterol no sangue, mais regulada a pressão arterial. O controle ajudando a prevenir a aterosclerose e as doenças cardíacas, como o enfarte. Todos esses benefícios da cebola para a saúde são devido ao cromo e à vitamina B6.

Ingredientes

  • 1 cebola cortadas em ½ rodelas
  • 4 tomates sem pele e sem semente picados em cubo
  • 2 latas de atum em conserva em água
  • 4 colheres de sopa de queijo ralado fino
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • 1 pitada de orégano
  • 5 batatas em rodelas cozidas no vapor

Passo a passo

Arrume as batatas em um pirex, adicione o atum bem escorrido e espalhe bem. Cubra com a cebola e depois o tomate. Salpique o sal, a pimenta, o orégano e o despeje azeite. Cubra com o queijo e leve para gratinar por 30 minutos.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.