Wilma Montes Wilma Montes 25/9/2012

Pilates como recurso na Fisioterapia Dermato-Funcional

pilatesÉ com muito entusiasmo e alegria que hoje venho falar um pouco sobre minha nova capacitação e área de atuação: a Fisioterapia Dermato-Funcional. Ela veio somar ao meu trabalho com Pilates e RPG, pois trata da pele e também dos músculos.

A Fisioterapia Dermato-Funcional atua em diversas disfunções que afetam a derme, epiderme e hipoderme. Entre as principais disfunções corporais temos a flacidez da pele, gordura localizada, lipodistrofia ginóide (conhecida como celulite), estrias e flacidez muscular.

O Fisioterapeuta especializado em Dermato-Funcional é o profissional legalmente qualificado para tratar e obter os melhores resultados em cada tratamento. Isso tudo é fruto de uma avaliação individualizada que direcionará o paciente para as melhores terapias com parâmetros específicos e que possuam fundamentação científica para cada caso. Atualmente existem equipamentos modernos e tecnologia de ponta para cada tratamento.

Na flacidez da pele temos a radiofrequência como recurso eficaz, mas também tratamentos com argila terapêutica que produzem resultados surpreendentes.

Para gordura localizada temos a eletrolipólise, um método comprovado por artigos científicos, que utiliza eletroestimulação através de agulhas de acupuntura. Também temos a terapia combinada que utiliza o ultrassom e ao mesmo tempo a eletroestimulação. Temos também a cavitação que em menos de 10 sessões reduzem em muitas medidas o local tratado.

Para a lipodistrofia ginóide (celulite), o melhor tratamento ainda é o ultrassom, mas é de extrema importância lembrar que, apenas com as dosagens corretas, obtemos bons resultados. E que com uma correta ingestão de água, dieta adequada e exercícios podemos acelerar, e muito, nossos resultados.

Ainda temos as estrias, que com o uso da microcorrente e técnica específica, utilizando agulha ou ponteira, ou o peeling de cristal ou de diamante, com cosméticos e ácidos associados, irão renovar a pele do local afetado, dando nova aparência a ela.

Para completar temos a flacidez muscular, um dos maiores males do sedentarismo. Nesta podemos utilizar a eletroestimulação, que com a corrente russa ou a australiana (aussie), aliadas a exercícios, obteremos resultados potencializados.

E é aí que entra o Pilates, como um dos melhores recursos para fortalecimento muscular, pois trabalha de forma eficaz a "power house", como Joseph Pilates a chamava, ou como CORE, nome atualmente conhecido do fortalecimento do tronco. No Pilates a ativação do músculo transverso abdominal, juntamente com o trabalho da respiração, são maravilhosos para diminuição da famosa barriga, que afeta tanto a saúde, quanto a autoestima, de homens e mulheres.

A conclusão é que com esses maravilhosos recursos, sendo utilizados da forma correta, é possível adquirir um corpo mais saudável e esteticamente bonito. Mas que sem os exercícios aliados a tudo isso, é pouco provável que você tenha músculos durinhos e um abdômen forte. Para obter melhores resultados é de fundamental importância que você alie todos esses tratamentos a uma atividade física e a uma nutrição e suplementação adequadas.

Desejo ter contribuído, mais uma vez, para acrescentar conhecimento e ânimo, para sua decisão e atitude, quanto a uma mudança de vida. Qualquer dúvida ou sugestão entrem em contato. Que Jesus te abençoe, meu querido internauta! Uma linda primavera para todos nós!


Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard

ACESSA.com - Pilates como recurso na Fisioterapia Dermato-Funcional