Cinco peças do Museu Mariano proc?pio estáo em exposição no Museu Hist?rico Nacional

Por

Quarta-feira, 12 de mar?o de 2008 atualizada ?s 11h

Cinco pe?as do Museu Mariano Proc?pio est?o em exposi??o no Museu Hist?rico Nacional



Priscila Magalh?es
Rep?rter

As pe?as pertenciam a D. Jo?o VI e fazem parte do acervo do Museu Mariano Proc?pio (Mapro). Elas integram a exposi??o "Um novo mundo, um novo imp?rio: a corte portuguesa no Brasil", no Museu Hist?rico Nacional, no Rio de Janeiro, desde o dia 08 de mar?o.

A assessoria informou que as pe?as n?o foram avaliadas e, segundo a funcion?ria do setor de conserva??o e restaura??o do Mapro, Nancy Corr?a Plonczynfki, elas s?o dos s?culos XVIII e XIX e estavam em boa conserva??o. As pe?as s?o uma tela em ?leo sobre metal, um leque comemorativo ? chegada da Fam?lia Real ao Brasil (foto), um retrato de D.Jo?o VI, uma x?cara sem al?a e com pires e uma cadeira do beija m?o.

"A tela n?o tem autoria conhecida e retrata Napole?o Bonaparte e representantes de Estado. O leque ? de 1808 e ? ilustrado com o bras?o da Fam?lia Real e com uma foto da Bahia de Guanabara. O retrato de D. Jo?o VI tamb?m n?o tem autoria reconhecida e foi adquirida recentemente pelo Museu. A x?cara sem al?a segue o estilo oriental, se parecendo com uma tigela. Ela ? do s?culo XVIII, celebra o Brasil Reino Unido e foi trazida ao pa?s pela Companhia das ?ndias. A cadeira do Beija M?o tamb?m ? do s?culo XVIII e D.Jo?o usava para praticar o atendimento ao povo", explica Nancy.

A exposi??o "Um novo mundo, um novo imp?rio: a corte portuguesa no Brasil" fica aberta ao p?blico at? o dia 8 de junho. As pe?as que pertencem ao Mapro ficam constantemente em exposi??o no Museu.