Segunda-feira, 30 de mar?o de 2009, atualizada ?s 13h

Pesquisa e aten??o evitam transtornos na hora de comprar produtos t?picos de P?scoa


Patr?cia Rossini
* Colabora??o

No per?odo que antecede a P?scoa, peixes e chocolates est?o entre os mais procurados pelo consumidor. Diante da grande oferta, ? necess?rio ter cautela na hora de escolher o que levar para casa. Segundo o Procon/JF, o descuido pode trazer surpresas desagrad?veis para o comprador.

"Nas ruas, as pessoas encontram muitas op?es e acabam tendo d?vidas, principalmente, diante de promo?es. A venda de ovos de chocolate quebrados, por exemplo, gera muitos questionamentos entre os consumidores", afirma a conciliadora do Procon, Rita Rotondo.

As bancas promocionais devem apresentar informa?es ao consumidor sobre as condi?es do produto. "O ovo de chocolate quebrado tem o pre?o mais baixo e ? pr?prio para o consumo. No entanto, a pessoa que opta por esses produtos deve estar ciente de que o fabricante n?o tem o dever de trocar a mercadoria", esclarece a conciliadora.

De olho na mercadoria

De acordo com Rita, o primeiro passo ? observar o estado de conserva??o dos produtos. No caso do chocolate, a dica ? procurar danos ou sinais de viola??o na embalagem. ? recomendado tamb?m verificar se o armazenamento ? em local arejado e longe de produtos de limpeza ou de odor forte. Outro item importante ? o peso dos ovos de P?scoa, j? que a numera??o tamb?m pode ser diferente, dependendo da marca.

No caso dos peixes, a aten??o deve ser redobrada em rela??o ? refrigera??o, embalagem, condi?es de higiene e armazenamento. "A apar?ncia diz muito sobre o estado de conserva??o do peixe fresco. ? preciso checar se os olhos est?o brilhantes e se as guelras est?o avermelhadas, o que indica se o peixe ? realmente fresco", orienta Rita. Se o peixe for congelado, verifique se a temperatura ? inferior a 18? negativos.

Varia??o de pre?os

No mercado, h? ovos de chocolate e guloseimas tem?ticas de variados tipos e tamanhos. Para comprar bem, ? preciso pesquisar, j? que os produtos t?picos apresentam grande varia??o de pre?o nas lojas.

Rita d? um conselho: quem quer economizar deve deixar as crian?as em casa na hora de ir ?s compras. "Os ovos chamam aten??o pelas cores da embalagem e pelo tamanho, por isso, fica dif?cil controlar os impulsos da meninada e escolher um produto na medida do bolso."

Entre os ovos direcionados ao p?blico infantil, ? comum a substitui??o dos bombons do recheio por brindes surpresa. Nessa situa??o, a recomenda??o do Procon ? conferir a indica??o de faixa et?ria e o selo de aprova??o do Inmetro na embalagem.

Quem tem d?vidas ou reclama?es deve procurar o Procon, que fica na avenida Independ?ncia, 992. O telefone ? 3690-8439.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF