• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Parque Halfeld
    Um dos mais antigos símbolos de Juiz de Fora
    ainda impressiona por sua beleza


     

    *Guilherme Arêas
    Colaboração
    08/08/2007

     

     

    Ponto de encontro de amigos, local de discursos políticos e religiosos, parada obrigatória para os casais apaixonados, área de lazer para crianças e idosos. O Parque Halfeld, no coração de Juiz de Fora, faz parte da vida de muita gente que passa pela cidade.

    Na correria do dia-a-dia, pode até ficar difícil prestar atenção nos detalhes e perceber a importância, mas a paisagem natural é um tranqüilizante para qualquer pessoa que teve um dia cheio no trabalho.

    Apesar disso, a história do imponente Parque Halfeld foi marcada pela movimentação. O local era o escolhido para a instalação das diversões itinerantes que passavam pela cidade. Quando isso acontecia, a área era capinada e limpa.

    Em 1854, a Câmara Municipal adquiriu o espaço do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld. O local passou a se chamar Largo Municipal, mas as obras que dariam os ares de um verdadeiro parque começaram em 1879, ano da primeira reforma, quando foi ajardinado e em 1880, quando foi elaborado um projeto seguindo modelo de jardim inglês.

     

    Parque Halfeld Parque Halfeld Parque Halfeld

    Finalmente, em 1906, foi totalmente reformado, com obras financiadas pelo coronel Francisco Mariano Halfeld, filho do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld. De Largo Municipal o nome mudou para Praça Coronel Halfeld.

    Novas reformas na paisagem aconteceram durante as décadas de 1950 e 1960. A última aconteceu em 1981, quando o Parque Halfeld teve diversas árvores derrubadas e sua área de terra e areia substituídas por novos passeios de pedra portuguesa. Os únicos elementos remanescentes do projeto do início do século XX são a ponte, o quiosque com estrutura imitando bambu e o lago.

    Parque Halfeld Parque Halfeld Parque Halfeld

    Além de reunir manifestações, pessoas e eventos, o Parque Halfeld, considerado o primeiro logradouro público de Juiz de Fora, está localizado entre quatro das principais ruas da cidade: Halfeld, Marechal Deodoro, Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco.

    O local também está rodeado de um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local: a Câmara Municipal (inaugurada em 1878, vindo substituir a antiga Casa do Mercado), a Prefeitura Municipal, o Fórum Benjamim Colucci, a Igreja de São Sebastião e a Igreja Metodista Central.

    O Parque Halfeld foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF) em 29 de dezembro de 1989. Até hoje, o grande jardim dos juizforanos convive e resiste aos passos apressados e trânsito intenso que passam por ele.

    *Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.