• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Círculo Militar
    Patrimônio tombado pela prefeitura de Juiz de Fora,
    desde 2000, é a sede social do exército militar de Juiz de Fora


    Renata Solano
    *Colaboração
    26/02/2008

    Patrimônio histórico tombado pela prefeitura - pelo decreto nº 6743, de 21 de junho de 2000 - a sede social do Círculo Militar de Juiz de Fora (Avenida Rio Branco, 3146) foi, segundo o presidente da entidade, Coronel Guedes (no vídeo), moradia de um antigo proprietário da fazenda São Matheus.

    Há 74 anos, propriedade da União, o casarão foi cedido ao exército brasileiro para ser utilizado pelos oficiais como um clube com opções de lazer e descontração. "Nós não vendemos cotas, a finalidade do clube é, desde o seu início, oferecer aos militares e seus familiares um momento de descanso com opções de prática de esporte, acesso à cultura e participação em bailes", descreve o coronel.

    O clube possui cerca de 600 associados, mas não é somente militares que compõem esse quadro. "Se for indicado por dois militares sócios do clube, um civil pode se associar, pagando uma mensalidade de cerca de R$ 350**. O militar paga apenas uma taxa de manutenção", esclarece Guedes.

    Coronel Guedes comenta que entre os sócios militares, há uma divisão. "Parte são militares da reserva e a outra parte é de militares flutuantes, ou seja, militares que servem por alguns anos na cidade, mas são logo transferidos", garante.

    O casarão
    Círculo Militar Círculo Militar Círculo Militar
    Círculo Militar Círculo Militar Círculo Militar

    A sede social do Círculo Militar é composta por diversos espaços em que civis e militares podem desfrutar de uma convivência e de um descanso. A fachada do casarão é marcada pela beleza e pela manutenção cultural que ela oferece.

    Uma escada de granito com corrimão em ferro é a entrada singular do espaço para um acervo equilibrado entre a modernidade e a história. O salão nobre abriga lustres (veja as fotos na galeria), portas, janelas e pinturas originais da época em que o casarão foi construído.

    Além disso, há uma sala de reunião onde gravuras e lustres também são fomento de lembranças e de sensação de recordações do passado da família de aristocratas do café. Logo no meio da casa, há uma varanda que avista um salão de festas que pode ser alugado por sócios, mas também por não associados do clube.

    A modernidade é revelada no quintal do casarão com uma enorme piscina onde atletas treinam natação, quadra para diversão com peteca e outra quadra poliesportiva em que atletas podem se divertir com basquete, vôlei, futebol ou até handebol.

    Motivos do tombamento do casarão
    Círculo Militar Círculo Militar Círculo Militar

    O bem público possui valor histórico e cultural para a cidade, uma vez que apresenta uma implantação típica do ecletismo, onde se destacam os detalhes sutis de sua composição formal: casa construída no centro do terreno, permitindo a valorização de suas fachadas laterais.

    A sua integração no conjunto histórico, arquitetônico e urbanístico da Avenida Barão do Rio Branco é visualizada por quem passa no local por causa de sua fachada ricamente ornamentada, com imponente escadaria.

    Além disso, o imóvel é testemunho da prosperidade dos aristocratas do café, que ostentavam em suas residências a riqueza de detalhes e sua posição social.

    Atividades

    Através de profissionais terceirizados, o clube oferece tanto para os sócios interessados quanto para os civis não-sócios, um leque de opções de lazer.

    • Aulas de dança de salão - segunda, terça e quarta
    • Treinos de natação - todos os dias
    • Curso de música - terça, quinta e sábado
    • Bailes - quinta e domingo
    • Restaurante com almoço - de segunda a sábado
    Horário de funcionamento***

    A secretaria do Círculo Militar funciona de segunda-feira a sábado, entre 8h e 16h, as instalações do clube como a piscina, por exemplo, ficam abertas de terça-feira a domingo, entre 8h e 17h.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    **Valor fornecido em fevereiro de 2008

    ***Os horários podem sofrer alterações sem aviso prévio


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.