Descobridor dos sete mares O empres?rio S?lvio Ramos deixa o mundo dos neg?cios em terra
e embarca em um escrit?rio flutuante por 14 meses


Renata Cristina
Rep?rter
08/05/2007

Para um homem de neg?cios, as palavras "aventura", "radical" e "volta ao mundo" podem soar estranho. No entanto, o gerente de uma multinacional, Silvio Ramos (no v?deo ao lado), quer deixar de lado o terno e a gravata para percorrer o mundo a bordo de um veleiro.

Na bagagem, muita disposi??o para enfrentar 14 meses de viagem em mares "nunca d?antes navegados". O projeto MaTaJuSi, nome que homenageia os filhos e a ex-esposa, com as iniciais dos nomes, est? sendo idealizado h? um ano e deve ter in?cio em novembro de 2007.

Aos 58 anos, Silvio acredita que esta ser? uma oportunidade para viver novas experi?ncias e conhecer lugares paradis?acos. "Gosto muito de desafios e este ser? um dos maiores", observa. O esp?rito aventureiro do executivo n?o nasceu somente com a meia idade. Desde os 17 anos, o empres?rio pratica esportes radicais, como corridas de carro, lancha e kart. Chegou a dividir as pistas em disputas com Rubens Barrichello, Fellipe Massa, Tony Kanaan, Pablo Montoya, entre outros pilotos conhecidos internacionalmente.

Na ?gua, esta ser? a sua primeira experi?ncia velejando pelo mundo. Por esse motivo, os cuidados s?o redobrados, fazendo com que S?lvio se dedique a duas horas de leitura di?ria sobre navega??o. "J? velejava aqui no Brasil, mas agora ser?o meses em lugares desconhecidos", diz.

A aventura
Foto enviada pelo
internauta Silvio Ramos

O veleiro MaTaJuSi sair? da Costa Brasileira em dire??o as ilhas do Caribe. O local de partida ainda n?o est? definido, devido as negocia?es com patrocinadores. "Devemos sair do Guaruj?, mas ainda n?o est? confirmado", esclarece Silvio.

Ap?s a sa?da, o empres?rio far? uma parada na Ilha de Trindade e seguir? para Recife e Natal. A aventura come?a ao deixar as ?guas "brazucas", quando Silvio atracar no porto de Trinidad e Tobago, um pa?s caribenho situado ao largo da costa da Venezuela. Por l?, ir? ficar por quatro, cinco dias, para a ?ltima manuten??o no barco.

De l?, ir? visitar outras ilhas do Caribe, como Aruba e Cura?au, at? chegar a costa do Panam?. Ao atravessar o Canal do Panam?, o velajador avistar? o Oceano Pac?fico, deixando a hospitalidade dos povos da Am?rica, para se aventurar em um mundo desconhecido.

Sua primeira parada ser? nas Ilhas Gal?pagos, conhecidas como Arquip?lago de Colombo, consideradas o maior laborat?rio vivo de biologia no mundo. Foi por l?, que Charles Darwin desenvolveu suas pesquisas sobre evolu??o, dando forma a obra "A origem das Esp?cies".

Ap?s o passeio pelas ilhas, o mar ser? a ?nica companhia de Silvio por um per?do de 2 a 3 semanas de navega??o rumo as Ilhas Marquesas. O arquipel?go fica na Polin?sia Francesa e ? conhecido pelas paisagens exuberantes, que intercalam mar e floresta.

As ilhas do norte da Austr?lia e da costa neo-zelandesa tamb?m ser?o visitadas pelo viajante. "A expectativa ? partir de l? em dire??o ao sul de Madagascar", revela Silvio. Pela costa da ?frica, o empres?rio espera passar por diversas ilhas at? chegar a Cape Town, Cidade do Cabo, onde ir? aproveitar a corrente de Benguela para retornar ao Brasil.

O barco

Foto enviada pelo
internauta Silvio Ramos "Como n?o posso deixar o escrit?rio, vou lev?-lo comigo", brinca o paulistano. Para isso, uma equipe especializada em comunica??o est? providenciando todos os recursos necess?rios para manter o contato de Silvio com os seus neg?cios, criando um escrit?rio flutuante.

Uma de suas assistentes est? sendo treinada para selecionar mensagens de acordo com o grau de prioridade. Uma r?dio SSB, ligada a um laptop, receber? e enviar? mensagens aos seus funcion?rios.

Constru?do especialmente para a expedi??o de S?lvio, pelo estaleiro ILS Iates Latitude Sul, em Joinville, o veleiro RO 400 ir? encarar sua primeira aventura pelo mundo. Com certeza, o MaTaJuSi ter? hist?rias inesquec?veis para contar!