Descobridor dos sete mares O empresário Sílvio Ramos deixa o mundo dos negócios em terra
e embarca em um escritório flutuante por 14 meses


Renata Cristina
Repórter
08/05/2007

Para um homem de negócios, as palavras "aventura", "radical" e "volta ao mundo" podem soar estranho. No entanto, o gerente de uma multinacional, Silvio Ramos (no vídeo ao lado), quer deixar de lado o terno e a gravata para percorrer o mundo a bordo de um veleiro.

Na bagagem, muita disposição para enfrentar 14 meses de viagem em mares "nunca d´antes navegados". O projeto MaTaJuSi, nome que homenageia os filhos e a ex-esposa, com as iniciais dos nomes, está sendo idealizado há um ano e deve ter início em novembro de 2007.

Aos 58 anos, Silvio acredita que esta será uma oportunidade para viver novas experiências e conhecer lugares paradisíacos. "Gosto muito de desafios e este será um dos maiores", observa. O espírito aventureiro do executivo não nasceu somente com a meia idade. Desde os 17 anos, o empresário pratica esportes radicais, como corridas de carro, lancha e kart. Chegou a dividir as pistas em disputas com Rubens Barrichello, Fellipe Massa, Tony Kanaan, Pablo Montoya, entre outros pilotos conhecidos internacionalmente.

Na água, esta será a sua primeira experiência velejando pelo mundo. Por esse motivo, os cuidados são redobrados, fazendo com que Sílvio se dedique a duas horas de leitura diária sobre navegação. "Já velejava aqui no Brasil, mas agora serão meses em lugares desconhecidos", diz.

A aventura
Foto enviada pelo
internauta Silvio Ramos

O veleiro MaTaJuSi sairá da Costa Brasileira em direção as ilhas do Caribe. O local de partida ainda não está definido, devido as negociações com patrocinadores. "Devemos sair do Guarujá, mas ainda não está confirmado", esclarece Silvio.

Após a saída, o empresário fará uma parada na Ilha de Trindade e seguirá para Recife e Natal. A aventura começa ao deixar as águas "brazucas", quando Silvio atracar no porto de Trinidad e Tobago, um país caribenho situado ao largo da costa da Venezuela. Por lá, irá ficar por quatro, cinco dias, para a última manutenção no barco.

De lá, irá visitar outras ilhas do Caribe, como Aruba e Curaçau, até chegar a costa do Panamá. Ao atravessar o Canal do Panamá, o velajador avistará o Oceano Pacífico, deixando a hospitalidade dos povos da América, para se aventurar em um mundo desconhecido.

Sua primeira parada será nas Ilhas Galápagos, conhecidas como Arquipélago de Colombo, consideradas o maior laboratório vivo de biologia no mundo. Foi por lá, que Charles Darwin desenvolveu suas pesquisas sobre evolução, dando forma a obra "A origem das Espécies".

Após o passeio pelas ilhas, o mar será a única companhia de Silvio por um perído de 2 a 3 semanas de navegação rumo as Ilhas Marquesas. O arquipelágo fica na Polinésia Francesa e é conhecido pelas paisagens exuberantes, que intercalam mar e floresta.

As ilhas do norte da Austrália e da costa neo-zelandesa também serão visitadas pelo viajante. "A expectativa é partir de lá em direção ao sul de Madagascar", revela Silvio. Pela costa da África, o empresário espera passar por diversas ilhas até chegar a Cape Town, Cidade do Cabo, onde irá aproveitar a corrente de Benguela para retornar ao Brasil.

O barco

Foto enviada pelo
internauta Silvio Ramos "Como não posso deixar o escritório, vou levá-lo comigo", brinca o paulistano. Para isso, uma equipe especializada em comunicação está providenciando todos os recursos necessários para manter o contato de Silvio com os seus negócios, criando um escritório flutuante.

Uma de suas assistentes está sendo treinada para selecionar mensagens de acordo com o grau de prioridade. Uma rádio SSB, ligada a um laptop, receberá e enviará mensagens aos seus funcionários.

Construído especialmente para a expedição de Sílvio, pelo estaleiro ILS Iates Latitude Sul, em Joinville, o veleiro RO 400 irá encarar sua primeira aventura pelo mundo. Com certeza, o MaTaJuSi terá histórias inesquecíveis para contar!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.