Estudos na Espanha: uma experiência


Enviado por Neuza Maria de Oliveira Marsicano
Pedagoga - Professora Universitária
19/09/2008

É com imenso prazer que escrevo, neste site, o relato de minha participação em um dos programas de doutorado em uma Universidade Espanhola na cidade de Sevilla. A história secular da cidade nos arrebatou logo na chegada quando avistamos a fachada da catedral de Sevilla, uma das três maiores do mundo. As torres parecem desejar alcançar o céu e de acordo com a luz apresentam coloração levemente dourada clara. Seu aspecto é de uma fortaleza com altos muros. É esse cenário espetacular que se descortina a chegada em Sevilla.

Os fios da história e da cultura espanhola tecem em cada esquina da cidade, lembranças de acontecimentos inusitados. Diferentes povos por lá passaram - romanos, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais.

Entre os maiores tesouros da cidade encontram-se a Universidade de Sevilla, uma das mais antigas da Europa, que completou 500 anos e a Universidade Pablo de Olavide, construída pelo governo da Espanha com uma arquitetura moderna e que conta hoje com alunos de todas as partes do mundo. "Plenamente integrada no âmbito europeu a que pertence, a Universidade Pablo de Olavide se converte em uma ponte para América Latina, no convencimento de que as relações interuniversitarias são um caminho que conduz ao pro gresso dos povos e que Andalucía se sente estreitamente unida".

Foto de Neuza entre duas espanholas vestidas com roupa típica Vários aspectos nos chamou atenção na universidade Pablo de Olavide. Em primeiro lugar o que nos impressionou foi, obviamente, a infra-estrutura disponível, equipamentos, professores pesquisadores, espaço físico, biblioteca, etc. Além disso o número de estudantes de doutorado e as bolsas de estudo concedida.

Atualmente, com 11 programas de doutorado, a Universidade Pablo de Olavide se destaca como 2º Centro da Espanha em doutorados de qualidade. A partir disto, pode-se concluir que o dinheiro investido pelo governo e pelas empresas em projetos de pesquisa faz a diferença de uma nação.

Um ponto flagrante é o hábito da leitura e, portanto, tudo que decorre da mesma. Por exemplo, jornais são distribuídos gratuitamente para todos os alunos na Universidade, então, praticamente todos lêem jornais. Quanto aos colegas do programa de doutorado éramos 17, numa mistura muito interessante de sotaques e culturas.

Uma das iniciativa s mais recentes e mais valente das Universidades do sul da Espanha, é a Residência Flora Tristán . Em principio, é uma residência universitária com preços muito econômicos e um amplo programa de bolsas. Mas o que vivenciamos foi muito mais. A residência Flora Tristán, proporciona aos estudantes universitários uma formação humana integral que vai mais além da formação acadêmica.

Foto de Neuza Foto de Neuza Foto de Neuza

Foi neste espaço com todo conforto que vivemos com outros estudantes procedentes de vários cursos da Universidade de Sevilla e Pablo de Olavide, assim como estudantes de programas de doutorado, professores e investigadores de ambas universidades. Participar dessa deste programa de doutorado é para mim uma grande responsabilidade, mas também uma sonhada oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.