Artigo sobre bananas

Por

Armando Falconi Filho 01/04/2008

Banana (parte I) Musa paradis?aca, Musa sinensis, Musa sapientium

A banana - origin?ria da ?sia meridional, de onde se difundiu para a ?frica e a Am?rica - ? uma fruta deliciosa, nutritiva, medicinal. ? diur?tica e ligeiramente laxativa.

Entre todas as frutas, nenhuma possui qualidades superiores ?s da banana, nem ? t?o apreciada pelo homem e, principalmente, pelas crian?as. Os petizes preferem bananas a qualquer outra fruta.

? uma fruta para todas as idades, para todas as mesas, para todas as classes sociais. Crian?as e velhos, s?os e enfermos, ricos e pobres, todos podem dela alimentar-se. ? a fruta das frutas.

Podemos aproveitar, e diversificar com aten??o os tipos de bananasnos caf?s, almo?os e jantares de nossa alimenta??o.

Valor aliment?cio

Conhecem-se no Brasil mais de 30 variedades de bananas, as mais comuns s?o: a nanica, prata, ouro, ma??, d'?gua, S?o Tom?, figo, da terra, cacau, etc.

  • O valor aliment?cio da banana reside, principalmente, no seu teor em hidratos de carbono, que vai de 20,80% na banana S?o Tom?, a 36,80% na banana ouro.
  • Entre os sais minerais contidos na banana destacam-se: o pot?ssio, o s?dio, o f?sforo, o cloro, o magn?sio, o enxofre, o sil?cio, o c?lcio.
  • Na banana cont?m as vitaminas A, B1, B2, B5, (niacina) e C, al?m de algumas outras, menos importantes para o nosso organismo, segundo o que est? assente at? hoje. A vitamina A se encontra na propor??o de 200 a 300 U.l. por 100 g, nas diversas variedades. A taxa das vitaminas B1, B2 e niacina s?o pequenas. ? bem variado o teor em vitamina C, de um tipo de banana para outro. Assim, em 100 gramas, a d'?gua possui 6,4 mg; a ma??, 12,7 mg; a figo, 15,3 mg; a prata, 17,3 mg; a ouro, 9,4 mg.

O t?tulo de "rainha das frutas" cabe, legitimamente, ? banana. Musa paradis?aca chama-lhe os homens da ci?ncia.

De olho nas exig?ncias de nossos clientes, procuro incluir a banana nas orienta?es alimentares que preparo. Pode-se consumir uma banana por dia, sem prejudicar os regimes. O importante ? tamb?m acrescentar outras frutas como a laranja (rica em vitamina C), a manga (repleta de calorias) e o abacate (abundante em gorduras), entre outros exemplos de alimentos. Lembrando que toda dieta deve ser ingerida sem exageros, e nos casos de regimes, ? sempre bom ter o acompanhamento de um profissional de sa?de.

Crua ou assada; frita ou cozida, seca ao sol ou passada no melado, em doces, caldos ou compotas, a banana ? um alimento de primeira grandeza. Deve- se, por?m, preferi-la sempre crua.

Transformada em farinha, d? um alimento especial, muito nutritivo, recomendado em mingaus, para crian?as pequenas e debilitadas.

A banana ? objeto de grande com?rcio internacional, sendo os Estados Unidos o principal consumidor, e a Am?rica tropical o principal produtor. Ela ? pr?pria dos climas quentes e ?midos, preferindo as plan?cies pr?ximas ao mar e resguardadas dos ventos.

Pesquisas comprovam:

Interessante os estudos realizados pelo Dr. Walter H. Eddy, da Universidade de Col?mbia, que, analisando a banana, encontrou nela vitamina A em abund?ncia e vitamina B e C em menor quantidade. Essas investiga?es confirmam a import?ncia da banana na alimenta??o, principalmente da crian?a, que, no per?odo de crescimento, exige muito mais vitaminas que o adulto.

A hist?ria da alimenta??o assinala verdadeiras cat?strofes, toda vez que faltam as vitaminas. Na Idade M?dia, durante o inverno, na Alemanha, o escorbuto fazia muitas v?timas, por falta da vitamina C, e milh?es de pessoas morreram de berib?ri no Oriente, sobretudo no Jap?o, devido ? car?ncia de vitamina B.

A seiva da bananeira tamb?m encerra ricas propriedades medicinais. Para a cura da asma, emprega-se em Cuba a muda da bananeira-ma??, quando n?o tem mais de um p? (30 cm) de altura. Assa com raiz e tudo. Emprega-se o suco, ado?a-o com mel de abelhas, e toma-se diariamente um c?lice. Para combater a icter?cia, emprega-se, tamb?m em Cuba, a seiva tirada do tronco da bananeira-ma??. ? altura de uns tr?s p?s (aproximadamente 1 metro), faz-se um corte e abre-se uma cavidade capaz de conter um frasco, que ali se introduz para retir?-lo cheio no dia seguinte.

Deste l?quido, assim obtido, o doente de icter?cia deve tomar, no fim do dia, uns tr?s goles, durante tr?s dias. Afirma-se que ? um santo rem?dio. A seiva da bananeira ? freq?entemente usada como detergente na cura de ?lceras de mau aspecto. Aplica-se topicamente com algod?o (hidr?filo) bem embebido no mesmo.

A seiva do tronco da bananeira tem sido preconizada para prevenir tuberculose. Esta seiva toma-se na quantidade de uma colherada, tr?s vezes ao dia, com um pouco de leite ou qualquer ch? de erva peitoral, preparado por infus?o arom?tica e ado?ado com mel de abelhas, contra a tuberculose pulmonar.

Carmem Miranda nunca abriu m?o das frutas tropicais em seus turbantes coloridos, e neles a banana sempre teve presen?a marcante. Mais do que estar nos shows pelo mundo da Pequena Not?vel, a banana sempre ganhou destaque em m?sicas, poesias e brincadeiras. Ela, ao que tudo indica est? no inconsciente coletivo: quem consegue imaginar uma festa no Hawaii sem as amarelinhas?

Nas festas de fim de ano, e nos carnavais, elas s?o encontradas em forma de alimento e fantasias divertidas. A fruta tropical ganha destaque at? na TV, em outdoors e propagandas. J? foi letra de marchinha de carnaval.

Em fun??o de sua grande quantidade de pot?ssio, elas s?o muito consumidas por atletas.

Uso medicinal

A banana madura encerra uma subst?ncia oleosa, que muito suaviza as membranas das mucosas irritadas, em casos de colite e enfermidade do reto. ? um fator terap?utico em certas enterites, sendo tamb?m aconselh?vel aos convalescentes em geral.

A banana tamb?m ajuda a curar ou prevenir um grande n?mero de doen?as e condi?es f?sicas, que a tornam obrigat?ria na sua dieta di?ria.

  • Tens?o arterial: cont?m elevad?ssimo teor de pot?ssio, mas reduzido em s?dio, tornando-a perfeita para combater a tens?o alta. Tanto que a FDA (ag?ncia respons?vel pelo controle de alimentos e rem?dios) dos Estados Unidos autorizaram as ind?strias de banana, a oficialmente informar a redu??o do risco de tens?o alta e enfarte.
  • Intestinos: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as fun?es intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.
  • Ressaca: uma das formas mais r?pidas de curar uma ressaca ? fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o est?mago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo n?vel de a?car, enquanto o leite suaviza e hidrata o organismo.
  • Enj?o matinal: comer uma banana entre as refei?es ajuda a manter o n?vel de a?car no sangue elevado e evita as n?useas.
  • Nervos: as Bananas cont?m elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
  • TPM: esque?a as p?lulas e coma banana. Ela cont?m vitamina B6, que regula os n?veis de glicose no sangue, que afetam o humor.
  • Controle de temperatura: muitas culturas v?em a banana como fruta ''refrescante'', que pode reduzir tanto a temperatura f?sica como a emocional de mulheres gr?vidas. Na Tail?ndia, por exemplo, as gr?vidas comem bananas para os beb?s nascerem com temperatura baixa.
  • Fumo: as bananas podem ajudar as pessoas que est?o deixando de fumar, pois, os seus elevados n?veis de vitaminas C, A, B6 e B12, al?m de Pot?ssio e Magn?sio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
  • Infarte: de acordo com pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em at? 40%.
  • Regula??o dos n?veis de carboidratos: comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada duas horas, mant?m-se est?vel o n?vel de a?car.

Por estes e outros ponto positivos, apresentamos hoje a primeira parte de apontamentos sobre esta fruta tropical, de prefer?ncia nacional que pesa em m?dia 100 gramas e est? sempre atraente com seus cachos amarelos de formas curiosas, com a qual ? poss?vel inventar uma infinidade de pratos maravilhosos, que pode ser consumida crua, cozida e de qualquer outro jeito. Mas ? bom n?o abusar: sem o devido controle, banana engorda!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com